MPs pedem afastamento de secretário de saúde que furou fila da vacinação

Além do secretário, a esposa dele também foi vacinada sem estar no grupo prioritário. Fato ocorreu em Serra do Navio, a 240 km de Macapá.
Compartilhamentos

Uma ação conjunta dos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Amapá foi ajuizada nesta quinta-feira (28) pedindo à Justiça o afastamento imediato do secretário de saúde de Serra do Navio, Randolph ‘Scooth’ Pinheiro da Silva, por ter furado a fila da imunização contra a covid-19.

A foto dele tomando a primeira dose da CoronaVac foi amplamente divulgada nas redes sociais.

Na ação, os MPs pedem, também, o afastamento da esposa dele, Regiane Gurgel, que é assistente social do município e também foi fotografada sendo imunizada sem pertencer ao grupo prioritário da 1ª etapa, que são os profissionais da linha de frente no combate ao vírus e idosos institucionalizados. O casal foi denunciado por improbidade.

Além do afastamento dos cargos públicos, os órgãos querem que a justiça aplique multa de R$ 10 mil por aplicação que não observe os Planos Nacional e estadual de Imunização.

Os promotores e procuradores defendem que o afastamento é necessário para resguardar o interesse público e a probidade administrativa.

Serra do Navio recebeu apenas 89 unidades da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo, em parceria com o Laboratório chinês Sinovac.

Para garantir que casos simulares voltem a acontecer, os MPs querem que o município seja obrigado a apresentar, ao final de cada etapa de vacinação, a identificação completa de cada pessoa imunizada.

Os órgãos pedem, ainda, que, ao final do processo, o casal seja condenado ao pagamento de R$ 50 mil a título de indenização pelo dano moral à coletividade.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!