Nova mutação do vírus pode ter chegado ao Amapá

Nova variante teria entrado no Estado através de uma paciente transferida de Manaus (AM) para Macapá, sem notificação das autoridades sanitárias.
Compartilhamentos

Atualizado às 15h10

O governador do Amapá, Waldez Góes, confirmou que é real a possibilidade de que uma nova variação do coronavírus possa estar circulando no Estado. O comunicado foi feito por ele em suas páginas oficiais de redes sociais na internet neste sábado (30).

A mutação pode ter chegado ao estado através de uma paciente mulher, de idade ainda não informada, que teria sido transferida de Manaus (AM) – onde a variante já circula – para Macapá pela rede Unimed Fama, por meio de UTI aérea.

Na capital do Amapá, o hospital da rede privada que recebeu esses pacientes fica no bairro Jardim Marco Zero, zona sul. Foi lá, segundo Góes, que a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), órgão estadual, fez uma investigação e descobriu que além desta paciente, outras duas mulheres teriam morrido possivelmente infectadas pela nova mutação do coronavírus.

Pacientes teriam sido levados para o Hospital da Unimed em Macapá

Segundo a postagem do governador no twitter, a Unimed Fama não notificou os casos às autoridades sanitárias do estado, como determina o protocolo obrigatório. É necessária autorização das autoridades sanitárias para este tipo de transferência. Por isto, o Governo do Amapá comunicou o ocorrido ao Ministério da Saúde, para que as medidas de responsabilização sejam tomadas. Os Ministérios Públicos Federal e Estadual também foram comunicados.

“Também determinei a SVS que tome as medidas de biossegurança necessárias no sentido de rastrear e identificar a CEPA do vírus e à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas legais para as responsabilizações cabíveis”, twittou o governador.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!