Por RODRIGO ÍNDIO
O governador do Amapá, Waldez Góes, disse através de suas redes sociais que o 1° lote da vacina CoronaVac está a caminho do Estado. O embarque foi feito em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (18). Segundo Góes, a imunização deve começar no estado ainda esta semana.
Ao todo, são cerca de 31.000 doses disponibilizadas pelo Instituto Butantan, das quais 15 mil seriam para imunização dos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a doença. O restante seria para grupos prioritários, definidos no Plano Estadual de Imunização, com estrutura pronta e equipes capacitadas.
O uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford foi aprovado neste domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, a CoronaVac é a única disponível neste momento no Brasil. Em São Paulo, a vacinação começou logo após a decisão da Anvisa.
Nesta segunda-feira, em Guarulhos (SP), momentos antes de reunir com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, o governador disse ser um momento de vitória da ciência, pela vida e que todos devem aplaudir e agradecer.
O lote da CoronaVac que vem para o Amapá faz parte das 6 milhões de doses compradas pelo Ministério da Saúde do Instituto Butantan e que serão distribuídas proporcionalmente aos Estados.
Waldez foi acompanhar a liberação das vacinas de perto. Na semana passada, o Ministério da Saúde pediu antecipação da entrega, já que pretende começar na quarta-feira (20), a vacinação nacional.