Após desorganização, MP manda suspender vacinação em shopping de Macapá

Critérios sobre público foram questionados pelo MP
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A promotora Fábia Nilci Santana de Souza e o promotor Wuebber Duarte Penafort fizeram uma recomendação para que a Prefeitura de Macapá suspendesse a vacinação contra a covid-19 que ocorria no Amapá Garden Shopping, na zona sul de Macapá. Houve aglomeração e muitas queixas sobre a organização. 

A vacinação foi marcada para o período das 10h às 13h, mas desde as primeiras horas do dia pessoas começaram a chegar e a marcar o lugar na fila. O público alvo anunciado eram os trabalhadores da saúde de “clínicas e laboratórios que recebem pacientes com covid-19”, além de acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina que estejam participando de estágios em unidades de saúde.

A ação gerou polêmica pelo lugar escolhido e, principalmente, pelo público alvo. Muitas pessoas questionaram a PMM através de seus canais oficiais nas redes sociais e o principal questionamento é sobre os estudantes receberem agora a primeira dose de vacina, enquanto que idosos ainda não foram imunizados.

O MP também questionou. Nos ofícios encaminhados ao prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania), e à secretária de Saúde do município, Karlene Aguiar Lamberg, o MP indaga sobre a sequência correta das etapas de vacinação, ressaltando que os critérios para o recebimento das primeiras dosagens devem ser objetivos.

Após elencar uma série de questões, o Ministério Público recomenda que “imediatamente suspenda a vacinação anunciada. Adote todas as providências necessárias para que seja cumprida a ordem de prioridade da vacinação contra a covid-19 e, para tanto, que a vacinação dos trabalhadores da saúde seja realizada a partir de listas nominais, previamente elaboradas e encaminhadas pelos gestores das unidades, contendo as informações sobre os critérios de prioridade e risco (idade/comorbidade, local de trabalho e atividade de risco que exerce)”, conclui o documento.

Desorganização

No Plano Municipal de Vacinação, a informação que consta é que na primeira fase seriam atendidos, além de profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas, também pessoas acima de 75 anos. A Prefeitura da cidade vizinha Belém (PA) iniciou o atendimento a esse público, o que aumentou mais ainda os questionamentos à PMM nas redes.

Um servidor que conversou com o Portal SelesNafes.Com contou que a vacinação chegou a parar quando chegou a notícia da recomendação do MP. Mas, após protestos da pequena multidão (500 senhas foram distribuídas), o processo de vacinação retomou e entrou pela tarde.

“Não tinha distanciamento, nada não. Mas aí começou a andar e parou por conta da notícia do MP, aí gerou manifestação do pessoal lá dentro, todo mundo se amontoou lá dentro. Aí embolou tudo, de senha e tá rolando até agora lá, porque está demorando muito, né?”, declarou outra pessoa.

Por volta das 16h40min, a Secretaria de Comunicação da prefeitura informou que irá se pronunciar assim que terminar uma reunião com representantes do MP.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!