Por OLHO DE BOTO
Um detento que cumpria pena no regime aberto domiciliar morreu na noite desta terça-feira (2), depois de trocar tiros com uma equipe do Batalhão de Força Tática da Polícia Militar do Amapá. O confronto ocorreu por volta de 22h30, em uma área periférica do Bairro Novo Buritizal, na zona sul de Macapá.
Em um levantamento prévio, a polícia constatou que o criminoso, identificado como Cleiton Monteiro dos Santos, de 24 anos, respondia por pelo menos quatro processos, entre eles, receptação e homicídio. Além disso, por determinação da Justiça, deveria estar cumprindo prisão em casa.
Contudo, ele foi reconhecido como um dos autores de um roubo a residência, ocorrido no Bairro Nova Esperança, momentos antes de confrontar o BFT.
De acordo com informação repassadas por uma das vítimas, Cleiton estava na companhia de outro homem quando invadiu a casa e anunciou o roubo. Após o crime, a dupla fugiu levando 3 celulares, 2 notebooks e uma quantia em dinheiro.
Um dos celulares roubados foi rastreado e levou a polícia até a ponte do coqueiro, onde ocorreu o confronto que terminou com a morte de um dos dois suspeitos.
A PM informou que ao adentrar ao local indicado pelo GPS, avistou vários indivíduos reunidos. Aos perceber a aproximação da polícia, todos começaram a correr. No entanto, dois deles resolveram abrir fogo contra os militares, que se abrigaram e revidaram.
Cleiton foi atingido, caiu no pátio de uma residência e morreu antes da chegada do Samu. Com ele foi encontrada uma pistola calibre ponto 40, com um carregador, uma nota de R$ 100 e um dos celulares roubados da residência. O comparsa conseguiu fugir.