Centro vai pro fundo; prefeitura nega comportas fechadas

No centro comercial de Macapá, as avenidas Padre Júlio e Mendonça Júnior foram as mais afetadas.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Embora o problema não seja novidade, desta vez impressionou pela velocidade com que perímetros do centro de Macapá foram pro fundo diante das fortes chuvas que caíram sobre a capital na tarde desta segunda-feira (1°).

Odilardo Silva com Henrique Galúcio. Fotos: Divulgação e Marco Antônio P. Costa/SN

Canal da Mendonça Júnior chegou a transbordar

Carros ficaram ‘ilhados’ na Avenida Cora de Carvalho

Moradores da Cora de Carvalho ficaram indignados

No centro comercial, as avenidas Padre Júlio e Mendonça Júnior foram as mais afetadas. Ainda no bairro central, o problema histórico da Avenida Cora de Carvalho segue, mesmo depois de vários anos de obras.

Jefferson: “esse problema tem mais 50 anos na Cora de Carvalho”

“Eu moro aqui há 27 anos e esse problema tem mais 50 anos na Cora de Carvalho. Teve uma obra de mais de três anos, três empresas terceirizadas com contratos milionários e não adiantou o serviço, voltamos a alagar, estamos aqui padecendo, tirando água de dentro das casas, perdendo guarda roupas, perdendo eletrodomésticos”, declarou Jeferson Paulo, de 27 anos.

Rua Odilardo Silva, próximo do canal

Os próprios moradores arregaçaram as mangas e …

… e tentavam ajudar de alguma forma

Logo começou-se a aventar a notícia de que as comportas do canal da Mendonça Júnior estariam fechadas e que este seria o motivo de tantas ruas, tão rapidamente, terem ficado alagadas.

No centro de Macapá, em frente de lojas que foram afetadas pelo alagamento, o prefeito Antônio Furlan (Cidadania) negou a informação.

Segundo a prefeitura as comportas do canal estavam abertas, mas…

… as fortes chuvas coincidiram com a maré alta…

… as fortes chuvas coincidiram com a maré alta e favoreceu os alagamentos

“Nas redes sociais circularam muitas notícias de que houve um problema na comporta, é bom pra gente esclarecer que essa comporta é manuseada por profissionais habilitados de anos, independente de gestão, que não foram trocados e que eles estavam lá e fizeram o manuseio correto”, afirmou Furlan.

Sobre o que ocasionou o alagamento, o prefeito ponderou:

“Coincidiu da maré alta com o índice pluviométrico bastante elevado e com isso nós tivemos o alagamento do centro”, finalizou.

Após as chuvas, as águas escoaram

A reportagem do Portal SelesNafes.com conferiu que, realmente, a maré do Rio Amazonas estava cheia. A PMM disse estar preparada e vigilante para possíveis fortes chuvas também no período da noite e que irá preparar um projeto amplo que vise acabar com as enchentes do centro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!