Foi inaugurada no último dia 9 a primeira Casa de Apoio à Mulher da região centro-oeste do Amapá. O serviço está localizado no município de Pedra Branca do Amapari, a 180 km de Macapá, e foi instituído pela prefeitura com recursos próprios. A Casa de Apoio reúne, em uma mesma estrutura, serviços especializados no atendimento de mulheres vítimas de violência.
A previsão é a de que a Casa de Apoio à Mulher realize, em média, 50 atendimentos mensais, entre serviços de assistência social e psicológica. O local também vai dispor de ações integradas com a Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Justiça, com o objetivo de dar mais agilidade nos pedidos de medida protetiva, prevista na Lei Maria da Penha.
Para a prefeita de Pedra Branca, Beth Pelaes, a Casa de Apoio à Mulher Amapariense faz parte do esforço do Poder Público para o enfrentamento da violência contra a mulher.
“Nós queremos zero de feminicídio, zero de violência contra a mulher. Nós queremos um município em que todas as mulheres sejam protegidas e respeitadas. Uma cidade segura para todas as mulheres”, enfatizou na cerimônia de inauguração do local.

Prefeita Beth Pelaes: objetivo é zerar os casos de feminicídio. Fotos: Divulgação

Casa foi construída com recursos da prefeitura
A Casa de Apoio fortalece as políticas de proteção à mulher no município, iniciadas desde o início da gestão com a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher (COPOM), que será incorporada pela Casa de Apoio, ampliando o atendimento nas áreas jurídica, psicológica, de segurança e orientação de mulheres.