Por OLHO DE BOTO
Um homem acusado de assaltos foi morto, no fim da noite desta sexta-feira (5), durante uma troca de tiros com policiais do Choque do Batalhão de Operações Especiais da PM do Amapá (Bope).
O confronto ocorreu numa região periférica, por volta das 22h, na Rua Maria Raucilene Passos do Nascimento, no Bairro Infraero, na zona norte de Macapá.
De acordo com a PM, Welligton Lima Neyeff, o Xinóia, de 23 anos, se utilizava de uma motocicleta para cometer assaltos na capital. O veículo em que ele estava havia sido roubado no dia anterior, com uso de arma de fogo.
Após denúncia anônima, indicando a localização da motocicleta, os policiais foram até a residência apontada como esconderijo do denunciado. Lá, encontraram o portão aberto e foi feita a aproximação para averiguação, momento que um dos suspeitos percebeu a chegada dos policiais e correu pelos fundos da casa.
O criminoso pulou o muro e conseguiu fugir. Já o outro (Xinóia), flagrado empunhando uma arma de fogo, teria desobedecido a ordem para largar o armamento e abriu fogo em direção aos policias. No revide, ele acabou sendo atingido e morreu antes da chegada do socorro médico.
Após pesquisa de nomes, a polícia constatou que o atirador era dono de uma ficha criminal extensa, com passagens pelos crimes de roubo e receptação.
No local, além da motocicleta roubada e a arma utilizada contra os militares, um revólver calibre 38 com 4 munições intactas e 2 deflagradas, o cão farejador Thimoty encontrou ainda encontrou 12 porções de maconha.