Covid-19: Amapá entra na mais alta faixa de risco de contágio

Macapá é a cidade com maior risco de infecção, segundo Boletim Epidemiológico.
Compartilhamentos

O Boletim Epidemiológico no qual o governo do estado apoiou sua decisão de estender o lockdown com regras mais duras mostra que o Amapá está há três semanas consecutivas na mais alta faixa de risco para o contágio do novo coronavírus, a fase roxa. O relatório é do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp).

Segundo os dados, numa escala que vai até 40 pontos, o Amapá alcançou 37 pontos na última terça-feira (22), antevéspera da decisão do governo. Essa classificação de risco, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é calculada através de indicadores nas 16 cidades do estado.

Segundo o boletim, naquela data a taxa de ocupação de leitos UTI adulto no estado estava em 90,48%. A de ocupação de leitos clínico adulto em 92,51%. A taxa de variação de óbitos por problemas respiratórios associados à covid-19 estava com crescimento de 78,26%. E a taxa de positividade de exames RT-PCR nos 21 dias anteriores havia saltado 38,19%.

Todos esses indicadores colocaram o Amapá com 14 municípios na faixa vermelha, que significa “alto risco” de infecção, 1 em risco moderado (Oiapoque) e a capital com o mais alto risco de contágio, faixa roxa, com 39 pontos – numa escala que vai apenas até 40.

Mapa da classificação atual de risco de contágio no Amapá

Classificação por cidades do Amapá

Faixas de classificação

Apesar disto, nesta manhã de quinta-feira (25), o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, publicou um decreto com medidas mais flexíveis que o decreto lançado pelo governador Waldez Góes. Enquanto o governante estadual restringiu o funcionamento quase total de atividades econômicas no fim de semana, o gestor municipal permitiu o funcionamento parcial destes mesmos empreendimentos.

Contudo, o prefeito fez restrições à circulação de pessoas por uma semana, implementando rodízios de veículos na capital, por terminação da numeração da placa.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!