PF investiga candidaturas fictícias da eleição de 2018

Policiais deflagraram nesta segunda-feira (8) a Operação Octanagem. Um dos mandados foi cumprido na sede do Pros
Compartilhamentos

Policiais federais no Amapá deram cumprimento, nesta segunda-feira (8), a mandados de busca e apreensão em residências, num posto de combustíveis e no escritório do Pros, no Centro de Macapá. A PF investiga a utilização de candidaturas fantasmas para arrecadar dinheiro do fundo eleitoral.

Foram cumpridos seis mandados, sendo um deles no posto que funciona no município de Santana. A operação foi batizada de ‘Octanagem’.

Sem mencionar nomes, a PF divulgou que as investigações começaram a partir das eleições de 2018, quando a justiça eleitoral encontrou inconsistências na prestação de contas do partido.

A PF afirma que a suspeita é de que candidaturas laranjas arrecadavam dinheiro do fundo eleitoral para entregar a outros candidatos.

“De acordo com o que se investigou até o momento, há indícios de que determinadas pessoas lançaram suas candidaturas apenas para arrecadar dinheiro do fundo partidário. De posse desses valores, elas repassavam a maior parte ao político mais conhecido e ficavam com restante do dinheiro”, informou a PF.

Os crimes investigados são de falsidade ideológica eleitoral. Há no inquérito indícios de que parte do dinheiro também teria sido justificada como compra de combustíveis, mas as notas fiscais seriam frias.

Policiais cumpriram seis mandados de busca

O Pros ainda não se pronunciou a respeito da operação, mas pessoas ligadas ao partido dizem que cada candidato é responsável, individualmente, por sua própria prestação de contas.

O partido ficou de lançar um comunicado oficial ainda pela manhã.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!