Primeiro lockdown salvou cerca de 180 vidas, afirma vigilância

Na semanas seguintes ao primeiro fechamento, em maio do ano passado, contágio despencou
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Não há medida política que não tenha a possibilidade de guardar algum grau de contradição, e o lockdown é um ato extremamente desgastante para qualquer gestor. No entanto, em casos como este da maior crise sanitária do país, quando dobram os óbitos no Amapá e o país chega às três mil mortes diárias, a ciência é quem deve dar a última palavra.

O primeiro lockdown realizado no Amapá salvou cerca de 180 vidas, é o que afirma a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), através de um relatório que analisou o impacto do primeiro ‘fechamento total’.

A primeira medida de proteção à vida, como os governadores e sanitaristas brasileiros tem chamado, de fechamento mais agudo de atividades comerciais e sociais, foi decretado em maio de 2020, justamente no pico da primeira onda de covid-19 no Estado.

O resultado foi que nas semanas seguintes ao lockdown, a queda no número de óbitos e na taxa de transmissão foi muito significativa.

O primeiro lockdown iniciou-se no dia 15 de maio e terminou dia 02 de junho. Já na semana epidemiológica, de 31 de maio a 06 de junho, a redução de óbitos foi de 26%. Nas semanas seguintes, houve a sequência de reduções nos óbitos: 46%, 23% e 40%.

Em números objetivos, foram quase 180 vidas salvas.

“Nós salvamos vidas, em torno de 179 vidas foram salvas. Eu digo e apresento esses dados para dialogar com a população. Essas medidas de contenção e afastamento são fundamentais para a preservação da vida e são instrumentos reconhecidos pela ciência”, garantiu Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.

Números muito positivos também foram apresentados no relatório em relação à transmissão do vírus. A taxa de Retransmissão (RT), que era de 1.43 no dia 18 de junho, caiu para 0.96 no início de julho. Esta taxa é aquela que os cientistas consideram razoável quando está abaixo de 1.

Atualmente a RT do Amapá está em 1.7%.

UBS no Bairro Santa Inês, em Macapá

Estudos científicos

A vigilância também tem se embasado em dois estudos científicos que de maneiras distintas analisaram as medidas de distanciamento social e seus impactos na pandemia. Um dos estudos foi publicado em fevereiro revista Science, a publicação científica mais respeitada do mundo.

Nesse estudo feito em 41 países chegou-se à conclusão, por exemplo, que limitar reuniões a 1 mil pessoas ou menos reduz em 23% as infecções por covid-19. Limitar a 100 pessoas ou menos reduz o contágio em 34%, limitar a 10 pessoas ou menos reduz em 42% e suspender o funcionamento de escolas e universidades reduz o contágio em 38%.

Outro estudo publicado em outro de 2020 no International journal of infectious Diseases, que englobou dados de 190 países sugere quase 43% de redução de contágio de covid-19 com medidas de distanciamento social como um lockdown.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!