Quase sem oxigênio, Amapá recebe remessa de urgência após articulação política

Sesa informou que uso do oxigênio hospitalar aumentou 200% e White Martins deu alerta sobre perigo de desabastecimento
Compartilhamentos

Mais de 500 cilindros de oxigênio devem chegar hoje pela manhã (22) Amapá trazidos num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O envio de urgência do Ministério da Saúde atende pedido do governador Waldez Góes (PDT) e do senador Davi Alcolumbre (DEM), depois que a White Martins avisou no sábado (20) que está num nível perigoso entre produção e demanda.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Juan Mendes, o uso de oxigênio hospitalar aumentou 200%.

A preocupação do governo aumentou quando a empresa White Martins avisou que só poderia enviar os 500 cilindros de oxigênio, que já estavam em Belém, por balsa

“Saindo de Belém a balsa só chegaria aqui na terça-feira (23), e isso poderia criar um desabastecimento de todas as unidades, tanto público quanto particular. Passei essa informação ao senador Davi, que de imediato entrou no circuito e acionou a Força Aérea Brasileira (FAB)”, comentou o governador.

No domingo (21) à noite, Davi recebeu a confirmação do comandante da FAB, brigadeiro Bermudez, de que uma aeronave sairia do Rio de Janeiro para buscar os cilindros em Belém.

“Recebi agora a confirmação de que o avião da FAB, o KC390, deve estar saindo do Rio de Janeiro ainda na noite deste domingo (21), para pegar os cilindros de oxigênio, que estão em Belém do Pará, e levar para Macapá, com a finalidade de suprir essa emergência”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!