“Salvarão vidas”, diz secretário de Saúde do Jari após chegada de usinas de oxigênio

1º conjunto de equipamentos chegou neste sábado (13) em Laranjal do Jari. A 2ª usina chega no domingo (14) em Oiapoque
Compartilhamentos

Chegou na tarde deste sábado (13), no município de Laranjal do Jari, distante 268 km de Macapá, a primeira das duas usinas produtoras de oxigênio hospitalar enviadas pelo Ministério da Saúde após pedido do senador Davi Alcolumbre (DEM)-AP). O parlamentar confirmou a chegada em um vídeo divulgado à noite. Assista

O equipamento foi deixado por um avião Hércules, da Força Aérea Brasileira, que pousou em Monte Dourado, distrito do município paraense de Almeirim que fica no limite com Laranjal do Jari. O objetivo da usina, que será instalada na UPA da cidade, é atender pacientes com sintomas graves da covid-19.

“Esse reforço foi pensado como retaguarda para ser usado em situações de colapso e falta de oxigênio em casos graves de covid. Por isto, esses equipamentos salvarão vidas”, explicou o secretário de Saúde de Laranjal do Jari, Tedy Marcel.

A segunda usina deve chegar em Oiapoque, a 600 km de Macapá, neste domingo (14). O pedido das usinas foi feito pelo senador em fevereiro, após alerta feito governador Waldez Góes (PDT).

“O Amapá passa a ser dono das usinas, o que significará uma grande economia”, comentou Waldez.

Hércules foi usado após pedido de Davi ao ministro da Defesa

Equipamentos darão autonomia no atendimento de pacientes mais graves

Segunda usina chega neste domingo em Oiapoque

O objetivo da articulação é evitar uma situação parecida com a que ocorreu em Manaus, especialmente porque Laranjal do Jari e Oiapoque ficam nos dois extremos do Amapá, onde o acesso por estrada é complicado nesta época do ano.

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, autorizou o uso do Hercules para trazer as usinas também após pedido do senador.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!