Por RODRIGO ÍNDIO
João Paulo de Souza Freitas, de idade não divulgada, morreu nesta segunda-feira (29) em um confronto com uma equipe do 6° Batalhão da Polícia Militar, em Macapá. Conhecido como JP, ele era suspeito de diversos assaltos e também teria participado de um ataque contra um policial que teve a arma roubada há alguns dias.
Segundo a corporação, o tiroteio aconteceu por volta de 9h30 numa área de pontes na Rua Dr. Braulino, Bairro Zerão, na zona sul da capital.
De acordo com o capitão Manoel Favacho, uma denúncia anônima apontou que desde a madrugada, o criminoso estaria perturbando e coagindo a população com uma arma de fogo.
“Diante dessas informações, como não pertence a área do 6° BPM, entramos em contato com oficiais do 1° BPM, onde fizemos uma operação conjunta. Chegamos no local supracitado pela denúncia e de já fomos recebidos por disparos de arma de fogo”, detalhou o militar.
A equipe revidou ao ataque e atingiu o suspeito, que ainda tentou fugir. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e confirmou o óbito do homem ainda no local. Ele morreu em uma casa próxima de uma igreja da comunidade.

O suspeito morreu em uma casa próxima de uma igreja da comunidade. Fotos: Rodrigo índio/SN

Militares ajudaram…

… na remoção do corpo…

… feita pela pela Polícia Técnico-Científica
A PM informou que apreendeu com JP uma pistola ponto 40. Esse armamento teria sido roubado de um subtenente na semana passada, durante um assalto. A vítima confirmou a participação de João Paulo na ação.
De acordo com a polícia, JP fazia parte de uma organização criminosa e era conhecido pela prática de roubos a estabelecimentos comerciais e residências. Foi solicitada a remoção do corpo, que foi realizada pela Polícia Técnico-Científica (Politec).

PM apreendeu com JP uma pistola ponto 40

Equipes que participaram da ação