Vigilância nega ter proibido distribuição de ‘kits covid’ em Macapá

Vídeos compartilhados em grupos culpam governo do Estado por suposta suspensão de entrega dos kits de vitaminas e ivermectina
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O superintende de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia, negou, no início da tarde desta quinta-feira (18), que o órgão tenha proibido a prefeitura de Macapá de distribuir os chamados ‘kits covid’ para a população.

Durante a manhã, centenas de carros formaram filas para receber os kits na Avenida Procópio Rola, atrás do Palácio Laurindo Banha, no Centro de Macapá.

Muitos populares gravaram vídeos em repúdio à suposta ordem da ‘vigilância sanitária’ e do governo do Estado, reclamando sobre a medida de proibição que teria paralisado as entregas.

“O prefeito Furlan decidiu ajudar a população macapaense distribuindo kit com ivermectina, vitamina D e vitamina C e mais a profilaxia, eu acho que essa é a palavra certa. Tem mais de mil kits aqui dentro da prefeitura que o Dr. Furlan deu à população, mais de dois mil kits, mais, eu tô falando mais de dois mil kits, e o governador do Estado Waldez Góes tem a incompetência, a desumanidade, de mandar cancelar a entrega do prefeito Furlan para a população”, diz um homem uniformizado de mototaxista num dos vídeos mais compartilhados até agora.

5 de março: prefeito Furlan entrega kit a trabalhadores do comércio. Foto: PMM/Divulgação

Mototaxista afirma que governador teria dado ordem para suspender distribuição: fake

Em nota, a SVS negou qualquer ordem nesse sentido em nome do Governo do Estado do Amapá.

“A SVS não interferiu, proibiu ou suspendeu a distribuição de nenhum medicamento por parte da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e reitera seus compromissos no cumprimento das medidas de proteção à vida. A SVS repudia a produção e propagação de notícias falsas, as chamadas fake news, que em nada ajudam neste momento de crise sanitária em que o Amapá e o Brasil enfrentam”, diz um trecho da nota.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, também gravou um vídeo sobre o assunto. Assista

Procurada, a prefeitura de Macapá não informou porque paralisou a ação, mas que já teriam sido distribuídos 100 mil kits. Além disso, acrescentou apenas que ainda restam 50 mil unidades “que devem ser entregues à população em ações nos próximos dias”.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!