Por OLHO DE BOTO
Um homem de 33 anos, que trabalhava como gari da Prefeitura de Macapá, morreu depois de ter a cabeça esmagada pela roda traseira de um caminhão de lixo. A vítima foi identificada como Benedito dos Santos Carvalho, de 33 anos.
O acidente de trabalho ocorreu no início da madrugada desta sexta-feira (29), na Avenida Odilardo Silva, entre as Ruas Padre Júlio e Mendonça Júnior, no Centro de Macapá.
O motorista do caminhão contou que manobrava em marcha ré, enquanto os garis recolhiam o lixo na via, e que o trabalhador, provavelmente, estava no estribo traseiro – compartimento onde os funcionários são transportados em pé entre uma coleta e outra.
Disse ainda que parou o veículo imediatamente depois de perceber que havia passado por cima de algo. Foi quando saiu da cabine e encontrou o gari caído. O Samu foi chamado e ao chegar constatou que já não havia mais nada a ser feito.
O condutor permaneceu no local, prestou esclarecimentos aos militares do Batalhão de Trânsito (BPTran), depois foi conduzido à delegacia.
O que chamou a atenção da Polícia Científica foi que o gari calçava apenas um lado da bota de trabalho, o outro lado estava próximo ao corpo. Os peritos acreditam que ao pular para recolher o lixo com o caminhão em movimento, o gari se desequilibrou, caiu e foi parar debaixo da roda.
O laudo pericial, que vai apontar a dinâmica do acidente, sai em até 30 dias.