Por OLHO DE BOTO
Assaltos dentro de agências bancárias estão se tornando corriqueiros em Macapá. Nos últimos dias foram registrados quatro roubos pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), da Polícia Civil.
O delegado responsável pelas investigações, Glemerson Arandes, informou que o crime mais recente ocorreu semana passada, em uma agência localizada no centro comercial, quando os bandidos levaram cerca de R$ 30 mil de uma vítima. O assalto ocorreu enquanto a vítima chegava para depositar o dinheiro.
Para o delegado, é dever dos bancos coibir ações criminosas dentro de suas agências. Já se o assalto acontecer na rua, mesmo que próximo ao banco, a responsabilidade pela segurança é do Estado.
Além de valores expressivos, os criminosos passaram a roubar, logo após a transação eletrônica, clientes com pequenas quantias.
“Até algum tempo atrás nós tínhamos apenas as chamadas saidinhas de bancos. Porém, agora o que tem acontecido são pessoas que vão até o caixa eletrônico, na área de autoatendimento, que é de responsabilidade do banco prover a segurança, e têm sido alvo de assaltos com valores bastantes baixos”, relata Arandes .
Uma das dificuldades em solucionar os crimes, é a péssima qualidade das imagens do circuito de segurança de alguns bancos.
“Fica difícil trabalhar quando o banco sequer encaminha as imagens requisitadas pela delegacia. A gerente de um dos bancos acabou respondendo por crime de desobediência, eles me mandaram três respostas diferentes sobre imagens que não tinham nenhum sentido”, finalizou o delegado.
A orientação da polícia é que as pessoas passem a ter mais atenção dentro das agências e que utilizem aplicativos dos bancos.