Botão do pânico: vítimas de violência doméstica poderão avisar sobre aproximação de agressor

O Dispositivo de Proteção Preventiva (DPP) é uma solução através de um smartphone. (Foto: Rodrigo índio)
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Um smartphone adaptado com um dispositivo de segurança exclusivo, conhecido como “Botão do Pânico”, deve ser entregue para mulheres vítimas de violência doméstica, no Amapá. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19) pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O Dispositivo de Proteção Preventiva (DPP) é uma solução através de um smartphone para auxiliar o estado a monitorar e prevenir situações de risco a mulheres que sofram algum tipo de violência ou ameaça, e que estejam sob o zelo de medidas protetivas.

De acordo com o secretário da Sejusp, Carlos Souza, com apenas um toque, o botão poderá ser acionado quando a mulher estiver em situação de risco para que, simultaneamente, a Patrulha Maria da Penha tenha conhecimento da situação e atenda a ocorrência.

Na prática deverá funcionar da seguinte maneira: caso o agressor use tornozeleira eletrônica por determinação do poder judiciário e se aproxime da vítima (distância a definir), automaticamente sua localização de alerta é enviada para a vítima e para a central que irá enviar imediatamente a viatura mais próxima. Dependendo das circunstâncias, a prisão do suspeito pode ser imediata.

Estado vai adquirir inicialmente 400 aparelhos. (Foto: Rodrigo Índio)

Já se o agressor não estiver em monitoramento, a vítima deve acionar o dispositivo que tem funcionalidades extras automáticas de canal de chat, texto, voz, vídeos e fotos de forma independente. Haverá um policiamento específico para este público.

“Nós precisávamos de uma ferramenta, onde temos essa deficiência, que é de proteção à mulher vítima. É um grupo que precisa de uma atenção especial da segurança pública. Através do departamento penitenciário, o governo do Estado recebeu um valor onde vai poder custear nesse primeiro momento 400 equipamentos”, detalhou Carlos Souza.

O botão do pânico funciona pode atender também outras vítimas de violência doméstica, como idosos, crianças, adolescentes, enfermos ou deficientes.

Aproximadamente em 30 dias o contrato deve ser fechado para que os órgãos passem por treinamento e a novidade entre em vigor. Os equipamentos serão disponibilizados pelo governo do Amapá e as vítimas assinarão um termo de responsabilidade para ter os smartphones, que não desligam e não pegarão outros aplicativos, como as redes sociais, por exemplo.

O Amapá é o 2° estado a ter essa nova ferramenta que irá funcionar onde tem sinal de telefonia. O poder judiciário, Mistério Público e as policias militar e civil, estiveram no encontro.

O recurso funciona em um smartphone adaptado para a função e é de fácil manuseio. (Foto: Ascom/GEA)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!