Detento vende tornozeleira eletrônica no Amapá

Ratinho, de 19 anos, rompeu e vendeu o equipamento para outro criminoso. Sem o monitoramento, ele estava cometendo furtos
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

A justiça do Estado do Amapá mandou voltar para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) um detento do regime aberto domiciliar que vinha sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, e mesmo assim atuou em dezenas de furtos na zona sul de Macapá. A prisão levou à descoberta de um novo artifício entre os bandidos condenados para confundir o monitoramento do Iapen. 

O mandado de prisão contra Fabrício Alves da Silva, o Ratinho, de 19 anos, foi cumprido pelos investigadores da 4ª Delegacia de Polícia, situada no Ciosp do Bairro dos Congós, após solicitação do delegado Leonardo Alves.

“Ele vinha sendo preso pela PM rotineiramente, mas como eram crimes de pouca repercussão, sempre era solto nas audiências de custódia”, explica o delegado Vinícius Nunes, que também investiga dezenas de crimes atribuídos a Ratinho.

De acordo com ele, o criminoso não tinha preferência por imóveis comerciais ou residenciais. Bastava apenas que houvesse uma oportunidade e indícios de que havia objetos de valor a serem furtados.

Segundo a polícia, para não ser rastreado durante as ações criminosas, Ratinho decidiu romper e depois vendeu a tornozeleira eletrônica para outro criminoso pelo valor de R$ 50. O bandido disse mais tarde que a pessoa que comprou a tornozeleira estava interessada no carregador de bateria do equipamento. 

“No Código Penal é falta grave romper a tornozeleira eletrônica, e isso vai incidir no processo dele”, acrescentou o delegado Vinícius.

Sobre a suposta venda da tornozeleira, policiais penais consultados pelo Portal SelesNafes.Com revelaram que os servidores da Central de Monitoramento do Iapen estão preocupados com esse novo tipo de ocorrência, e ainda tentam entender qual o verdadeiro objetivo dos criminosos. Uma das teses é a troca de tornozeleiras, o que poderia causar confusão no sistema já que cada apenado possui um código verificador próprio.   

Outra possibilidade é o mero interesse no carregador apenas para evitar um indesejado comparecimento no Iapen para solicitar um novo aparelho. 

Delegado Vinícius Nunes conduz dezenas de investigações envolvendo Ratinho. Fotos: Olho de Boto

Regressão

Além de ser investigado em novos crimes, Ratinho terá agora a regressão do regime de cumprimento de pena para o fechado.

O mandado de prisão preventiva contra o criminoso foi cumprido nesta quarta-feira (5), pelos delegados Vinicius Nunes e Leonardo Alves. Ratinho foi surpreendido na casa onde mora, na 26º Avenida do Bairro do Muca, também na zona sul de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!