INSS diz a Davi que pescadores terão seguro defeso de R$ 4,4 mil

Benefício é referente aos anos de 2015 e 2016 que tinham sido suspensos pelo governo federal
Compartilhamentos

O presidente nacional do INSS, Leonardo Rolim, garantiu o pagamento do seguro defeso aos 12.847 pescadores do Amapá. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (12) durante reunião com o senador Davi Alcolumbre (DEM) e o presidente da Federação de Pesca do Estado, Ledinaldo Gama.

O benefício é referente aos anos de 2015 e 2016, seguindo recomendação do Ministério Público Federal. De acordo com o presidente da federação, o STF tinha considerado inconstitucional a portaria interministerial que suspendeu por 120 dias o período de defeso em 2015 e 2016. Segundo o MPF, a decisão não foi baseada em critérios ambientais, o que violou o princípio constitucional da precaução ambiental.

“Mesmo assim, a Federação dos Pescadores do Amapá participou de oito audiências com o INSS e não conseguiu a liberação do seguro. Hoje, na nona reunião, a primeira com a presença do senador Davi, tivemos a garantia de que o pagamento será efetuado nos próximos dias”, comentou Gama.

Questionado pelo senador sobre a data do pagamento, Rolim respondeu que será o mais rapidamente possível, e que o INSS construiu um sistema próprio para processar os requerimentos de 2015 e 2016. O valor será de 4 salários mínimos, o equivalente a R$ 4,4 mil.

Reunião entre equipe do INSS, senador Davi e Federação de Pesca do Amapá. Foto: Divulgação

“O valor é devido e precisa ser pago. E será um reforço considerável no orçamento das famílias de pescadores do Amapá, sobretudo neste momento especialmente difícil por conta da pandemia”, avaliou Davi.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!