A Polícia Federal abriu investigação para apurar fraude e suposto desvio de recursos públicos da pandemia na contratação de hospitais de campanha contra a covid-19 no Amapá.
Na manhã desta terça-feira (11), agentes federais cumpriram 5 mandados de busca e apreensão, um deles na Secretaria de Estado da Saúde, onde documentos e computadores foram levados pela polícia. Outro mandado foi cumprido na sede da empresa investigada.
Segundo a PF, as investigações teriam identificado, na licitação para contratação das estruturas, indícios de direcionamento, sobrepeso, superfaturamento e até pagamento em duplicidade.
Os investigadores afirmam que de um contrato de R$ 1,5 milhão, R$ 566 mil teriam sido desviados. A PF informou que tem o apoio do Ministério Público Federal nas investigações.
De acordo com note emitida pela PF, a fraude está na locação de galpão, montagem e desmontagem de estrutura metálica para atender as necessidades dos Centro Covid montados na área dos Hospitais de Santana e de Emergência, em Macapá.

Um dos mandados foi cumprido na…

A polícia também foi a residências de investigados
Os crimes investigados são de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e fraude à licitação. Uma possível condenação pode chegar a 24 anos de reclusão.
Até a publicação desta matéria, os agentes ainda estavam cumprindo as ordens judiciais. O governo do estado ainda não havia se manifestado sobre o assunto.