Servidora é investigada por suposto desvio de medicamentos do kit intubação

Familiares de pacientes internados no HU estariam sendo orientados a comprar os itens em farmácias
Compartilhamentos

Policiais federais deflagraram a Operação Anestesia, nesta sexta-feira (7), no Amapá, para apreender documentos que ajudem na apuração de um suposto desvio de medicamentos do kit intubação. Os medicamentos estariam em falta no Hospital Universitário (HU), apesar de a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) ter registrado que enviou os itens para a unidade, segundo divulgou a PF.

Cerca de 20 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão na CAF, HU e também em residências, em Macapá. Na casa de uma servidora da CAF, os policiais encontraram insumos hospitalares, como máscaras, luvas e álcool, além de medicamentos de uso exclusivo da rede pública e R$ 5 mil em dinheiro.  

Entre os itens possivelmente desviados estão sedativos e bloqueadores neuromusculares enviados pelo Ministério da Saúde. Os mandados foram expedidos a pedido do Ministério Público Federal para apreender documentos relativos a entrada e saída de medicamentos na CAF.

“Chegou ao conhecimento dos investigadores que apesar do órgão (CAF) ter registrado o envio dos medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para atendimento da população amapaense, tais como: Fentanila; Morfina; Dextrocetamina; Propofol; Atracúrio e Rocurônio, os fármacos estavam em falta no Hospital Universitário”, informou a PF.

Medicamentos encontrados na casa da servidora…

…junto com insumos

Policiais dentro do HU. Fotos: PF/Divulgação

Ainda de acordo com a Polícia Federal, familiares estariam sendo orientados no HU a comprar os medicamentos em farmácias da cidade diante da falta no HU.

“Se confirmadas as denúncias, os envolvidos poderão responder por peculato e organização criminosa, com penas que alcançam 20 anos de reclusão”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!