Por RODRIGO ÍNDIO
Quatro meses depois de anunciar um novo concurso público para a Polícia Militar do Amapá, o governador do estado, Waldez Goés, comunicou que o comandante geral da instituição, coronel Paulo Matias, está autorizado a iniciar as tratativas para o certame. Pela legislação atual, o processo só pode ocorrer a partir de 2022.
A informação foi repassada à imprensa na manhã desta terça-feira (22), no pátio do Comando Geral da PM. Goés ressaltou que está encerrando o concurso atual e que tem consciência que para a realização do novo certame é preciso um longo cronograma, que já está sendo estudado para ser colocado em prática ainda em 2021.
“O coronel Matias está autorizado a fazer essas tratativas, tomar providências internas, preparar edital, trabalhar junto com a Sead, contratar quem vai realizar o concurso (…) ao mesmo tempo que está na formação da última turma do último concurso. Portanto, se encerra o último concurso e a gente já dá partida para mais um concurso da Polícia Militar”, reforçou Waldez.
Detalhes sobre o novo processo devem ser anunciados brevemente pelo Governo do Amapá.
Entrega
A solenidade de entrega de 14 novas viaturas e um caminhão baú, que serão destinados ao serviço administrativo e logístico das unidades da Polícia Militar, foi marcada por pedidos de proteção e dias melhores para todos, através de orações feitas pelos militares.
Os 14 veículos de passeio modelo Voyage, são frutos de contrato de locação realizado pela PM. Com isso, a manutenção do veículo será de responsabilidade da empresa contratada, reduzindo significativamente as despesas, segundo o estado.
Esses veículos serão direcionados a Diretoria de Saúde, Capelania Militar, Psicossocial e operacional dos Batalhões. O valor do investimento mensal no aluguel de veículos para a segurança pública, atualmente, gira em entorno de R$ 2 milhões. Não foi informado quanto era esse valor anteriormente.
O caminhão baú é oriundo de uma doação feita pela Força Nacional de Segurança Pública. O veículo será utilizado para prestar apoio logístico nas diversas atividades realizadas pela Polícia Militar.
“A Polícia Militar, por muito tempo, valorizou o trabalho operacional com viaturas caracterizadas. Hoje, a gente já verifica a necessidade da administração e viaturas descaracterizadas pra bem cumprir o seu trabalho. Isso significa um aumento na tropa, uma nova visão de comando e a valorização dos nossos profissionais”, falou o coronel Paulo Matias.
A entrega faz parte de um plano estratégico para fortalecer as forças de segurança do estado.