A volta às aulas presenciais na rede estadual de ensino começou a ser planejada pelo Governo do Amapá para o segundo semestre de 2021. A possibilidade do retorno às escolas ficou mais próxima com o aumento da quantidade de vacinas contra a covid-19 que o estado tem recebido nas últimas semanas.
Agora, segundo o governo estadual, é possível avançar na imunização dos profissionais da educação. As 16 prefeituras do Amapá estão autorizadas a vacinar professores, merendeiras e demais trabalhadores desse setor. O retorno só acontecerá quando todos os profissionais estiverem imunizados.
“Estamos falando de uma expectativa de pelo menos mais 60 dias. Não existe a possibilidade de retorno às aulas presenciais sem que todos que compõe a comunidade escolar estejam seguros, mas é nosso objetivo – e dos professores, pais, alunos e demais profissionais da educação – que tudo volte à normalidade o quanto antes”, prevê o governador Waldez Góes.
A Secretaria de Estado de Educação (Seed) vai reunir, de 1º até 25 de junho – período em que os estudantes estarão de férias do ensino remoto – diretores, secretários e coordenadores pedagógicos para elaboração de um Plano de Ação estratégico para a rede de ensino médio.
Também estão sendo feitas revisões nas estruturas das escolas e convite para pais e responsáveis fazerem visita monitorada nas unidades de ensino, segundo a Seed.