Mães de crianças encontradas nuas e abandonadas são indiciadas

Vítimas estavam trancadas na zona oeste de Macapá. Jovens mães foram indiciadas por maus-tratos, abandono de incapaz e cárcere privado. Pena pode chegar até 8 anos de prisão.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Polícia Civil do Amapá indiciou duas mães, de 20 e 22 anos, que deixaram 7 crianças abandonadas, nuas, famintas, desidratadas e trancadas em um casebre repleto de lixo no Bairro Marabaixo 4, zona oeste de Macapá.

As crianças foram resgatadas na última sexta-feira (4). O flagrante foi feito pelo conselheiro tutelar Helton Luiz e contou com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal após denúncia da vizinhança.

No local não existia recursos básicos como água potável, alimentos, fogão e nem geladeira. As crianças, com idades entre 3 e 7 anos, estavam com uma adolescente de 14 anos, que é tia delas. Um dos meninos é portador de autismo. O caso provocou grande comoção social no estado.

O delegado Ronaldo Entringe, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), contou que após as crianças terem sido resgatadas pelo Conselho, as mulheres não retornaram para casa porque estavam em uma espécie de sítio, no Ramal KM-09, comunidade vizinha ao Bairro Marabaixo 4.

Situação em que crianças foram encontradas pelo Conselho Tutelar. Fotos: Divulgação

Somente depois do fim de semana é que a polícia conseguiu localizá-las. O delegado tomou o depoimento delas na tarde de segunda-feira (7).

Delegado Ronaldo Entringe: “Não me convenci com esta versão e elas estão sendo indiciadas”. Foto: Arquivo/SN

“Em depoimento, negaram tudo. Disseram que as crianças não estavam trancadas e que estavam na rua atrás de dinheiro, na Caixa Econômica Federal. Perguntei o que justificaria tanta insalubridade na casa, elas disseram que não tinham tempo para limpar e cuidar. Não me convenci com esta versão e elas estão sendo indiciadas”, resumiu o delegado.

Elas dormiam uma por cima das outras em pouco espaço

Helton Luiz Costa conversa com a adolescente que tomava conta das crianças

Crianças viviam em meio ao lixo dentro da casa

No dia do flagrante foi necessário serrar a grade protetora da porta para resgatar os meninos e meninas. A irmã das suspeitas, além de não ter a chave do imóvel, também tentou esconder a verdadeira idade, e disse ter 17 anos. Ela recebia estas instruções das irmãs, segundo o delegado.

Cleiciane Lopes Costa [4 filhos] e Cleudiane Lopes Costa [3 filhos] estão sendo indiciadas por maus-tratos, abandono de incapaz e cárcere privado. Se condenadas, podem pegar até 8 anos de prisão.

Com a conclusão do inquérito pela Polícia Civil, o caso seguirá para decisão da Justiça do Amapá.

Crianças foram levadas pelo Conselho…

… e alimentadas

Crianças

Após receberem os primeiros atendimentos e cuidados no Conselho Tutelar da zona oeste, as crianças foram encaminhadas para o Abrigo Casa Lar Ciã Katuá. A adolescente foi levada para Casa de Acolhimento Marluza Araújo. Ambas instituições ficam em Macapá. Todos devem permanecer nestes locais até que sejam tomadas novas medidas pela Justiça.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!