Por SELES NAFES
A prefeitura de Pedra Branca do Amapari, cidade a 180 km de Macapá, se manifestou a respeito da operação da Polícia Federal que investiga a compra de medicamentos na pandemia de covid-19 feita pela cidade e pelo município de Santana. De acordo com a prefeitura, as compras foram informadas aos órgãos de controle externo. A assessoria de comunicação da prefeitura também informou que todos os medicamentos foram entregues e distribuídos para a população (foto acima).
De acordo com nota de esclarecimento, a compra de ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina foi efetuada em abril de 2020, logo no início da pandemia do novo coronavírus.
“No caso dos contratos em questão, eles foram repassados ao TCE e disponibilizados no mês de agosto de 2020 ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União”, explicou a prefeitura.
A PF investiga uma empresa sediada no Rio de Janeiro que vendeu medicamentos para várias prefeituras do país, entre elas Santana e Pedra Branca. Santana teria compra mais de R$ 1 milhão, e Pedra Branca quase R$ 600 mil. Foram cumpridos 13 mandados, alguns deles nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Na mesma nota de esclarecimento, a prefeitura manifestou total apoio e colaboração com o trabalho da PF.
Leia abaixo a íntegra da nota
A Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari esclarece a toda a população que a operação realizada pela Polícia Federal (PF), durante esta terça-feira (22), na Secretaria Municipal de Saúde, corresponde às compras de medicamentos para tratamento de pacientes (ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina) efetuadas no mês de abril de 2020, início da pandemia do Novo Coronavírus.
Os processos relativos à pandemia são enviados pela própria Prefeitura aos órgãos de controle. No caso dos contratos em questão, eles foram repassados ao TCE e disponibilizados no mês de agosto de 2020 ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União.
A Prefeitura de Pedra Branca do Amapari manifesta total apoio e colaboração com o trabalho da Polícia Federal e se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.