Por RODRIGO ÍNDIO
O governo do Amapá divulgou as novas medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus. O novo decreto praticamente renova as regras do documento anterior.
VEJA AQUI O RESUMO DAS MEDIDAS
O diferencial é com relação ao Dia dos Namorados, quando se flexibiliza o horário de funcionamento de restaurantes até meia-noite e o toque de recolher até 1h do dia 13 em Macapá e outros municípios.
A intenção é dar mais tempo para o fluxo de pessoas na movimentação econômica dos empreendimentos – a pedido dos empresários do setor.
No novo decreto, que passa a vigorar nesta terça-feira (8) e vale até o dia 21 de junho, também continua liberado o consumo de bebidas alcoólicas no interior dos restaurantes.
A decisão é baseada no relatório epidemiológico que avaliou o período de 25 de maio 5 de junho. Houve redução de 2% nos casos diários e instabilidade em óbitos. No entanto, o ritmo de transmissão aumentou em 0,2 décimos, o que deve manter o alerta para as prefeituras e Estado.
“Tínhamos dialogado muito com o setor essa flexibilização no Dia dos Namorados. É importante dizer que estamos estabilizados em alta. Nós temos uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 64%, e clínicos também. Mas, temos mais pessoas internadas do que no pico do ano passado, temos uma taxa menor porque abrimos muitos leitos disponíveis que era exatamente a estratégia de retaguarda do Estado”, disse Waldez.
A orientação é que todas as prefeituras sigam o que determina o decreto estadual.