Estado faz cessão e Trapiche Eliezer Levy será reformado

Cessão vem acompanhada de um projeto de reforma e modernização, que será executado com recursos de emenda do senador Davi Alcolumbre
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O Trapiche Elizer Levy, na frente da cidade de Macapá, marco histórico e turístico da fundação da cidade, que sofreu interrupções de funcionamento desde 2015 e está fechado desde 2018, finalmente, tem uma luz no fim do túnel.

Na tarde desta terça-feira (27), o Governo do Estado do Amapá (GEA) assinou, em solenidade no Palácio do Setentrião, no Centro de Macapá, documento que faz a cessão do importante equipamento público por 20 anos à Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

A cessão vem acompanhada de um projeto de reforma e modernização, que será executado pela PMM com recursos oriundos de emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM).

“Essa orla de Macapá tem um potencial turístico muito grande, a prefeitura tem intervenção, o governo tem intervenção e nessa questão específica do Trapiche Elizer Levy a decisão tomada, em comum acordo, é que o Estado vai fazer a cessão por 20 anos para a prefeitura de Macapá e ela deverá executar, sob a liderança do prefeito Furlan, os recursos disponibilizados pelo senador Davi, potencializando ainda mais as condições de desenvolvimento do turismo na orla de Macapá”, declarou Waldez Góes (PDT).

Projeto prevê mais espaço para visitantes

Vista área do projeto lembra o Forte de São José

A obra deve custar cerca de R$ 4,3 milhões e o projeto ainda está em fase de conclusão, portanto, não houve detalhamento de quais novidades irá trazer. Pelo demostrado em slides, a principal diferença parece ser que, na “cabeça do trapiche”, haverá uma área muito maior para a circulação de pessoas, com quatro estruturas em forma de losango que vistas de cima, lembram a estrutura arquitetônica da Fortaleza de São José de Macapá.

O senador Davi, que há tempos tem comentado sobre o projeto, desde as inaugurações de obras que ocorreram em 2019 e 2020, comemorou o momento e agradeceu a cessão feita por Waldez Góes.

Davi, Waldez e Furlan durante assinatura do termo de cessão. Fotos: Marco Antônio P. Costa

“Em março de 2020, nós conversávamos, ainda com o prefeito Clécio na época, sobre a possibilidade de nós destinarmos recurso para que a gente pudesse fazer uma revitalização completa no Trapiche Elizer Levy, e o governador Waldez, na ocasião, autorizou seus técnicos de governo, procurar qual instrumento fazer para que a gente pudesse utilizar desses recursos, que têm um valor significativo, disponibilizado por mim ainda no final de 2019, para fazermos a modernização de um chamado novo Trapiche Elizer Levy”, declarou Davi.

Prazos
O projeto, que é da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), ainda necessita de aprovação do Ministério da Defesa – por ser construído em área de marinha -, e deverá ter ultrapassado as etapas burocráticas apenas no último trimestre de 2021, quando a ordem de serviço para a execução da obra deve ser expedida, de acordo com as expectativas da PMM.

Projeto de reforma e ampliação está sendo concluído

Contente, o prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania), comentou o momento, também destacando outras ações na área fundacional da cidade de Macapá.

“Hoje aqui recebendo o Trapiche Elizer Levy, que integra o projeto, como disse o senador Davi do Orla Viva. Única capital do país banhada pelo Rio Amazonas, já entregamos a praça Isaac Zagury, estamos fazendo a Jaci Barata, hoje recebendo vamos dar a ordem de serviço, em breve, do trapiche, vamos dar a ordem de serviço da nova Alameda Serrano, que é um conceito novo de parque leds integraando a população e tantas outras condições que podemos integrar na nossa orla”, comentou o prefeito de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!