Todos acima de 18 anos devem ser vacinados até o fim do ano no Amapá, diz Waldez

Nesta terça-feira (6) está valendo o novo decreto de medidas de proteção contra a covid-19, que liberou mais tempo para atividades comerciais, esportivas e culturais.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A melhoria nos indicadores da covid-19 no Amapá, sobretudo com a queda no ritmo de transmissão do vírus da doença, que caiu de 0.99 para 0.93, na última semana epidemiológica, permitiu ao Amapá flexibilizar ainda mais as medidas de proteção o contágio do novo coronavírus, pelo menos pelos próximos 7 dias.

Por isto, nesta terça-feira (6) já está em vigor o decreto estadual 2261/2021, que tem como principal mudança os novos horários, mais estendidos, para o toque de recolher, setores do comércio, e realização de atividades esportivas e de eventos sociais, corporativos, técnicos e científicos. O documento é válido de 6 a 19 de julho. Veja:

– DECRETO ESTADUAL 2261/2021

Agora, competições esportivas coletivas em estádios de futebol, ginásios, quadras poliesportivas, praças e/ou outras atividades podem acontecer das 6h às 22h, desde que sem a presença de público e sem o consumo de bebidas alcoólicas.

A circulação de pessoas em praças, calçadas, logradouros e vias públicas não é permitida das 0h até às 5h manhã (toque de recolher), exceto em casos de emergência.

Também foi ampliado o horário de funcionamento de shopping center para 10 às 22h, com 50% da taxa de ocupação do estabelecimento. Restaurantes e churrascarias poderão funcionar de 10h às 23h.

Restaurantes também tiveram horários estendidos

VEJA AQUI OS NOVOS HORÁRIOS

Segundo Waldez, essas novas aberturas só foram possíveis em razão da redução dos riscos de infecção pela covid-19 e da ampliação da vacinação da população amapaense.

Atualmente, a taxa de letalidade do Amapá é de 1.57, bem abaixo da taxa nacional que é de 2.79. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 48% e a de leitos clínicos na rede pública é de 40.24%. O estado também registrou uma redução de 45.45% no número de óbitos e de 30.17% de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Até o momento, 23,33% dos amapaenses receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e 8,36% foram imunizados com a segunda dose ou dose única.

“Estamos fazendo essas flexibilizações sem perder a mão, sem perder as conquistas. As possibilidades de nos livrarmos de uma terceira onda são muito boas. Mas não podemos perder a mão, ou seja, nem a sociedade, empreendedores, trabalhadores e governo acharem que já podemos afoitamente liberar tudo. Temos que ter cautela”, alertou o governador.

VEJA OS DADOS COMPLETOS

Vacinação

Além da queda nos índices de monitoramento da doença, o avanço da vacinação, que até a última atualização estava em 23,33% da população do Amapá, foi um fator decisivo para extensão dos horários de atividades socioeconômicas, esportivas e culturais pelos próximos 7 dias.

O ritmo da imunização deixou o governador otimista para que até o final do ano toda população vacinável do Amapá – a partir de 18 anos – esteja protegida com a primeira dose de vacinas contra a covid-19. Ele acredita que até a primeira metade do mês de agosto, mais 100 mil pessoas devam ser vacinadas no estado com a D1.

Waldez: pela distribuição, Amapá já está chegando em 30% da população vacinada. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Ao Portal SelesNafes.com, Góes disse que em 45 dias o Amapá poderá dizer que controlou a pandemia em relação às cepas que já existiam quando as vacinas usadas no Brasil começaram a chegar à população.

“Estamos com muita competência na aplicação da D1. Estamos com cada vez menos pessoas infectadas. Não tenho dúvida que até o final do ano nós vamos ter toda a população do Amapá vacinada. Acredito que os números atuais [de 23,33%] não representam o real, porque existe um delei [atraso de atualização] em relação às vacinações mais longínquas, como de ribeirinhos e de outras comunidades tradicionais, distantes das sedes urbanas e esses dados demoram um pouco a chegar, é compreensível, é a realidade da Amazônia. Mas pela distribuição, acreditamos que já estamos chegando em 30% da população”, animou-se o governador.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!