Acusado de matar empresário em crime passional é preso em Macapá

Jackson Ferreira dos Santos, de 35 anos, estava escondido em uma casa no Bairro Brasil Novo, zona norte da capital do Amapá.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

A Polícia Civil do Amapá conseguiu localizar e prender Jackson Ferreira dos Santos, de 35 anos, acusado de matar o amigo, ex-vizinho e empresário do ramo de açaí, Israel Farias dos Santos, de 37 anos, que foi assassinado a tiros na frente de dois filhos de 3 e 5 anos, em praça pública, no mês de maio.

Jackson estava escondido em uma casa alugada, na Avenida Sapoti, no Bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá. O local foi cercado por agentes sob o comando do delegado que investigou o crime, Wellington Ferraz, da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Decipe), na manhã desta terça-feira (10).

Para a surpresa dos policiais, a ex-esposa da vítima estava no quarto da residência com o acusado de matar o pai dos filhos dela, no momento da prisão.

Jackson foi levado à sede da Decipe, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Conjunto Macapaba, onde o advogado dele chegou logo em seguida. Ele estava na condição de procurado de justiça, pois virou réu no processo. Ele permanecerá preso.

Jackson foi preso em uma casa alugada. Fotos: Divulgação/Polícia Civil e Arquivo SN

O empresário deve ser transferido ainda hoje para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), presídio localizado na zona oeste de Macapá, após prestar depoimento.

A fuga de Jackson durou três meses e 5 dias desde a noite do crime. Segundo a polícia, neste período, ele passou por municípios do interior do Amapá, casas de parentes e amigos, e, chegou a ficar à vontade, sendo visto até em balneários.

Delegado Wellington Ferraz comandou toda a investigação

“Recebemos denúncias de que ele foi visto em balneários, se divertindo, fazendo churrascos. Começamos a monitorar e chegamos até essa residência no Brasil Novo. O que não imaginávamos é que a mulher que foi pivô desse fatídico caso estaria lá no quarto com ele. Ela ainda tentou se esconder em meio a lençóis, mas os policiais, obviamente, estavam revistando tudo”, disse o delegado.

Crime passional

Israel Farias era proprietário de várias batedeiras de açaí na capital. Ele foi morto quando passeava com dois filhos de 3 e 5 anos, na noite do dia 5 de maio de 2021, na Praça CEU das Artes, no Bairro Infraero 2, zona norte de Macapá.

Israel Farias dos Santos, havia acabado de passar na casa de sua ex-esposa, aonde pegou as crianças para passear

Para a polícia, o crime é completamente elucidado. Segundo o inquérito policial, Jackson e Israel eram amigos e ex-vizinhos antes de tudo acontecer. Jackson era dono da borracharia localizada em frente à casa onde Israel morava com os 3 filhos e sua ex-companheira antes da separação.

De acordo com as investigações, Israel não aceitava a separação e nem que a ex-companheira se relacionasse com outra pessoa. Mas, ela já se relacionava com Jackson.

Israel foi casado por 19 anos com a ex-esposa, com quem teve 3 filhos, duas mulheres, de 18 e 5 anos, e um menino de 3 anos – as duas crianças presenciaram o assassinato. O casal estava separado havia 6 meses. Ela não queria mais reatar e até conseguiu uma medida protetiva contra Israel, contudo, por causa dos filhos, o contato entre eles acabava ocorrendo.

Jackson era procurado pela morte do Israel desde o mês de maio

Segundo as investigações, Israel então começou a desconfiar da proximidade acentuada do amigo Jackson, que era muito conhecido das duas famílias. A polícia confirmou que as desconfianças de Israel eram verdade: mesmo casado, Jackson se envolveu amorosamente com a ex-esposa de Israel.

Ela contou em depoimento que em setembro de 2020 foi agredida por Israel. Jackson, que morava do outro lado da rua, onde administrava a sua borracharia, interveio na situação, com ajuda de um funcionário. Ali, começou uma rivalidade entre os amigos e as desconfianças de Israel.

O empresário do ramo de açaí teria chegado a conversar com a esposa de Jackson sobre um possível envolvimento da sua ex-esposa com o dono da borracharia – o que teria acirrado ainda mais os ânimos entre os dois.

Cena do crime: Israel foi morto em praça pública na frente dos filhos

Na noite do crime, Israel pegou os filhos mais novos para comer churrasquinho na praça onde foi assassinado. O carro que Jackson teria usado para chegar e fugir do local, uma Saveiro de cor vermelha, é do ex-cunhado de Israel, irmão da ex-esposa.

Segundo a polícia, Jackson pegou o carro sem avisar e, após cometer o homicídio, estacionou nas proximidades da borracharia, pediu para sua filha entregar a chave ao dono e não foi mais visto até esta terça-feira.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!