Mãe de 4 filhos, 2 com deficiência, desempregada e grávida vive drama

Família em situação delicadíssima mora em um pequeno casebre de madeira na Rua Goiás, Bairro Pacoval, zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Micaeli Priscila Barros Sampaio, de 23 anos, divide os poucos metros quadrados de sua casa com seu irmão, cunhada e seis crianças. Quatro delas, são seus filhos e as outras duas, sobrinhos. As crianças têm marcas da carência na pele e também no desenvolvimento intelectual.

São amáveis, carentes de carinho e atenção, que fizeram da ida do Portal SelesNafes.Com a sua casa. A visita foi um evento, no qual elas sorriram bastante e ficaram ao lado da mãe o tempo todo.

Um dos meninos tem diagnóstico de TEA, Transtorno do Espectro Autista, e a menina mais velha nasceu com possível quadro sindrômico, com presença de possível Deficiência Intelectual (DI).

Trazem fisicamente várias marcas, como pequenos ferimentos e inflamações, que, aparentemente, são oriundas de alergia a picadas de insetos ou também relacionadas a uma higiene negligente.

No momento da visita, havia almoço: arroz, feijão e farinha oriundos de uma cesta básica que receberam de doação um dia antes. Não havia a chamada “mistura”, algum tipo de proteína no almoço daquela família.

Micaeli mora com várias crianças, quatro delas doentes. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

A situação ainda é mais delicada pelo fato de que Micaeli está grávida, já no período de aguardar a chegada do novo neném. Ela não fez pré-natal e é difícil a situação da mulher.

Muito mais do que querer ser ajudada ou ajudar-se, claramente há um déficit entre a presença do Estado brasileiro e os níveis de cognição, noção ou educação de serviços básicos a que Micaeli poderia ter direito. Ela está com pressão baixa e diabetes gestacional, estando bastante fragilizada pela doença.

Todos os dias a preocupação de arrumar o que dar de comer às crianças

Um dos filhos recebe bolsa família e a jovem mãe conta que seu último emprego foi de serviços gerais, tendo que parar tal atividade, uma vez que sua gravidez apresentou complicações.

A família é geralmente amparada pela solidariedade de um grupo de educadoras, mães de autistas e de apoio às famílias com crianças com autismo, mas no momento estão, obviamente, em uma situação de altíssima vulnerabilidade.

Família mora em casebre deteriorado

A casa tem um quarto e parte da cozinha serve como quarto para adultos e crianças, que dividem camas de casal e de solteiro. A geladeira da família pifou. O irmão, de 19 anos, que não teve acesso à escolarização, tem vontade de trabalhar como operário ou auxiliar em serviços braçais, garante Micaeli.

Ajuda

A casa onde a família mora é cedida, em área de terra firme, após ela ter caído dentro do lago em uma área de pontes.

A cessão da casa, situada na Rua Goiás, no Bairro Pacoval, nº 189, é temporária e ocorreu graças a ajuda de um homem que se compadeceu com a família após a morte da mãe de Micaeli, que sobrevivia e ajudava os filhos vendendo um título de capitalização nas ruas de Macapá. Contudo, o imóvel está bastante deteriorado.

Micaeli precisa de ajuda com alimentos

“Eu queria que as pessoas me ajudassem em questão de alimentos, pra mim e para os meus filhos. Também preciso de uma geladeira, materiais de construção como telhas e tábuas para ajeitar a casa, e, principalmente, emprego, primeiro para o meu irmão e quando puder, para mim também”, declarou Micaeli.

Para falar com Micaeli o contato é (96) 9904-4918. Para doação via PIX, será utilizado de uma das representantes da Associação Amapá Azul (Amazul), que tem apoiado a família. Nelcirema da Silva Pureza Ferreira é a favorecida, de CPF 298.634.222-15.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!