Reaberto a visitações, Museu Sacaca recria ambientes de populações tradicionais

Ponto turístico, que voltou a receber o público em 16 de julho seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, fica na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Para continuar mantendo viva a cultura e tradição do interior da floresta amazônica no meio da cidade, o Museu Sacaca está revitalizando construções que retratam “a vida e o jeito de ser do povo daqui”.

Com isso, espaços que abrigam as casas das parteiras, do ribeirinho, da farinha, Palikur e do castanheiro, estão sendo recriados.

Para fazer o trabalho minucioso e original das estruturas, o ribeirinho Marcelo Vilhena, de 41 anos, veio da região de Furo da Cidade, no interior de Afuá-PA. Ele conta que o trabalho traz um sentimento de resgate das construções de outrora que pouco se observa nos dias atuais.

“Aprendi a fazer essas casas com 11 anos, ajudando meus pais na roça. Hoje essas casas com materiais da floresta estão sumindo e pra mim tá sendo um prazer recriar. Cada espaço leva de 3 dias a pouco mais de uma semana pra ficar pronto. Garanto, vai ficar igualzinho para retratar a vida da gente”, disse.

Ribeirinho Marcelo Vilhena veio veio da região de Furo da Cidade, no interior de Afuá-PA…

… para recriar espaços…

… de comunidades tradicionais no…

… Museu Sacaca. Fotos: Rodrigo Índio/SN

E quem passa pelo local fica encantado. É o caso de Lainara Holanda, que veio do estado do Piauí fazer prova do Mistério Público no Amapá e aproveitou para conhecer o ambiente.

“Fiquei feliz com o que a cidade tem a oferecer. Ontem visitamos o Marco Zero, o Forte, hoje viemos conhecer o Museu. E assim, esse contato com a natureza me faz muito bem, me tranquiliza muito, me passa sensação de paz. Você ter contato com a simplicidade dos povos de antigamente nos faz ressignificar algumas coisas. As pessoas precisavam de menos para viver, e viviam felizes”, opinou.

Lainara Holanda: “esse contato com a natureza me faz muito bem, me tranquiliza muito, me passa sensação de paz”

Espaços já conhecidos …

… estão novamente…

… abertos para visitação

A coordenadora do Museu Sacaca, Eliane Oliveira, destacou que a matéria-prima que está sendo inserida dentro destas ambientações vêm dos interiores de diferentes regiões do Amapá, que muitas das vezes são de difícil acesso. Os espaços estão em processo de resgate.

“Depois que a matéria-prima chega no museu é um processo rápido. Entorno de uma semana a gente está com a ambientação pronta para visitação”, explicou.

Visitantes podem…

… ter contato com a natureza

O Museu Sacaca fica na avenida Feliciano Coelho, 1509, no Bairro do Trem, zona sul de Macapá. O ponto turístico voltou a receber o público em 16 de julho seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

O local funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!