Ribeirinhas retomam produção de cosméticos e esperam crescimento

Ribeirinhas da região do alto Araguari, na região central do Amapá, produzem sabonetes feitos com as mais legítimas seivas da selva amazônica.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Tudo bem que ainda não estejam produzindo tudo o que tem conhecimento e capacidade, mas as ribeirinhas da região do alto Araguari, na região central do Amapá, já voltaram com a produção dos sabonetes feitos com as mais legítimas seivas da selva amazônica.

A “fornada” já está pronta e deve chegar em Macapá nesta sexta-feira (13) para a comercialização, que é feita diretamente na sede do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Macapá, na Rua Leopoldo Machado, Bairro Jesus de Nazaré, área central.

O ICMBio foi o grande parceiro dessas mulheres que se organizaram e superaram o traumático fim do ciclo do garimpo Capivara, que garantia a sobrevivência e as contradições de gerações de ribeirinhos, mas foi fechado por estar na área da Floresta Nacional do Amapá (Flona), criada em 1989.

Recomeço

Com orgulho, o Portal SelesNafes.com, como conta Arlete Leal Pantoja, também teve sua humilde contribuição para a retomada dos projetos das sementeiras do Araguari, que das sementes começam a tirar parte do sustento e de perspectivas de vida melhor.

No dia 13 de julho de 2020, a matéria “Ribeirinhas que fazem cosméticos com produtos da floresta precisam recomeçar”, ajudou a dar visibilidade e a divulgar a coleta virtual dessas mulheres para a compra de seus materiais. E deu certo.

Ribeirinhas retomaram…

… a produção dos cosméticos. Fotos: Divulgação

“Hoje estamos organizadas na associação Sementes do Araguari, já temos CNPJ, inscrição municipal, estamos aguardando a estadual, e a gente com os recursos que conseguimos com o apoio dos parceiros e amigos que ajudaram a gente na divulgação da nossa ‘vaquinha’, a gente conseguiu comprar os materiais, formas, resíduos como a glicerina, vaselina, panelas esmaltadas, conseguimos comprar uma parte do material para produzir o sabonete de andiroba, copaíba e breu branco”, contou Arlete.

Desafios

Porém, este foi apenas um recomeço. A pandemia que atrapalhou lá atrás, segue prejudicando, especialmente as vendas. Por exemplo, cerca de 100 sabonetes passaram da validade e foram perdidos, pois não houve quem comprasse. A divulgação, compreende, é fundamental e muitas pessoas querem comprar o produto, mas não sabem onde encontrá-lo.

Antes da produção tem…

.. o importante processo de coleta dos produtos naturais

Por isso, também, a parceria com o ICMBio é importante, pois além de ajudar na conscientização e no processo de transição do garimpo para a atividade sustentável, a instituição dá uma força no escoamento da produção dessas mulheres.

Cada sabonete custa R$ 8, produto totalmente artesanal com o cheiro das águas, florestas e da terra que nascem do Tumucumaque e vão encontrar-se com o Amazonas e o atlântico no leste amapaense. Veja a coleta de Breu Branco na mata:

Novos parceiros

Outros desafios estão sendo enfrentados com o apoio de novos parceiros. As velas de andiroba, por exemplo, ainda não estão sendo produzidas e são um dos produtos mais procurados por quem já as experimentou, por seu potente efeito repelente contra mosquitos.

A máquina para a sua produção é cara, no entanto, Arlete informou que uma parceria com o Iepé, organização não governamental com vasta atualização no Amapá, irá garantir a compra do equipamento. E Arlete almeja mais.

“Hoje estamos com um recurso aprovado para a comunidade, para trabalhar com a associação e a gente vai conseguir agora comprar a máquina de vela, assim como outros materiais que ainda nos faltavam”, destacou.

Até o momento, 15 famílias…

… estão envolvidas no processo de produção

Até o momento, 15 famílias estão envolvidas neste projeto. Contudo, Arlete tem confiança de que outras mulheres irão se juntar e que depois irão conseguir recursos suficientes para construírem uma usina de produção em pleno alto Araguari.

Quem quiser conhecer mais os projetos, ajudar de alguma maneira e se inteirar sobre os produtos das Sementes do Araguari, pode entrar em contato diretamente com Arlete através do telefone (96) 99911-4918.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!