Sesa demite pregoeiro preso por corrupção

Servidor da Secretaria de Saúde do Amapá foi preso pela Polícia Federal em Macapá.
Compartilhamentos

O pregoeiro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira (13), acusado de corrupção e fraude à licitação, foi exonerado do cargo no final da manhã.

A informação foi confirmada em nota oficial do Governo do Amapá sobre a Operação Anosmia, desencadeada nas primeiras horas do dia. No informe, o Executivo afirmou que apoia a investigação e que a exoneração do cargo de pregoeiro foi para preservar a apuração da PF.

Além da prisão, os federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão na capital em duas residências, uma empresa de medicamentos e na sede Sesa, que agora funciona no Bairro Beirol, zona sul de Macapá.

Segundo a PF, a investigação apontou que o pregoeiro fazia ajustes para favorecer um empresário do ramo farmacêutico, em contrato para aquisição de medicamentos voltados ao tratamento precoce do covid-19.

Ele teria fraudado o caráter competitivo da licitação e compra dos fármacos em benefício do empresário ao se oferecer para monitorar os preços e quantitativos de medicamentos e incluir possível interessado, se comprometendo ainda a informar sobre as propostas dos concorrentes. Em troca, ele pedia “vantagens indevidas”.

federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão

Nem a PF e nem o GEA revelaram o nome do servidor. Acompanhe a íntegra da nota do Governo do Amapá:

“A respeito da operação Anosmia, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, 13, o Governo do Amapá esclarece:

1 – O Governo do Amapá apoia e colabora com qualquer investigação realizada para elucidar desvios de condutas de quaisquer agentes, sejam públicos ou privados, que prejudiquem a boa aplicação dos recursos;

2 – A investigação é direcionada a um servidor público em cargo temporário, na função de pregoeiro, que já foi exonerado, medida que visa proteger o andamento das investigações;

3 – No enfrentamento à pandemia, o Governo do Amapá tem lutado para prover todas as condições ao sistema de assistência à saúde. O resultado disto se reflete nos índices epidemiológicos do Amapá: risco baixo, taxa de retransmissão abaixo de 1, baixa ocupação de leitos (24,18%), segunda menor taxa de letalidade do país (1,57%), e avanço na vacinação com 58,12% para a 1ª dose. Por isto, não tolerará nenhuma conduta que venha a comprometer essas conquistas.”

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!