A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, de autoria da deputada governista Bia Kicis (PSL-DF), foi rejeitada na noite desta terça-feira (10) em votação de primeiro turno da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Por se tratar de uma PEC, a proposta necessitava, no mínimo, de 3/5 dos votos dos deputados, ou seja, 308 votos. Isto não ocorreu. No total foram 229 votos para que nas eleições de 2022 a votação fosse com voto impresso e 218 votos contrários. Houve uma abstenção.
A proposta é considerada pelos analistas uma derrota do Governo e do Presidente Bolsonaro (sem partido), que tem pautado o temo com insistência nas últimas semanas, acusando as eleições de 2018, de terem sido fraudadas.
Amapá
A bancada amapaense ficou dividida sobre o tema. Foram 3 votos contrários, dos deputados Camilo Capiberibe (PSB), Professora Marcivânia (PCdoB) e Vinícius Gurgel (PL).
A favor foram a deputada Aline Gurgel e Dalua do Rota (PSC). Três deputados não estiveram na sessão e, portanto, não votaram: Acácio Favacho (PROS), André Abdon (PP) e Leda Sadala (Avante).