Alain Cristophe deixa a Cultura: “vou cuidar das minhas coisas”

DJ e empresário admitiu falha na avaliação de artistas durante edital, mas garantiu que tudo foi feito com lisura
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O DJ e empresário Alain Cristophe, de 52 anos, não é mais o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). Ele pediu exoneração do cargo, nesta sexta-feira (24), e o prefeito Dr Furlan (Cidadania) aceitou. O substituto dele ainda não foi anunciado.

Alain Cristophe estava sob intensa pressão de segmentos da classe artística descontentes com a condução do edital de fomento deste ano. A fundação foi acusada de favorecimento e falta de transparência. Ontem (23), durante protesto em frente ao prédio da prefeitura, artistas pediram a saída de Alain e jogaram sal na Avenida FAB, numa alusão à campanha de Dr Furlan, em 2020.

“Não sou acostumado a me acusarem de algo que não fiz. Não sei lidar com isso”, disse ele ao Portal SelesNafes.Com.

“Falei para o prefeito que não tenho mais interesse nisso, e não quero saber nada mais de gestão. A gestão te consome a maior parte do tempo que você está acordado. Vou cuidar das minhas coisas. Eu deixei tudo de lado. Continuarei apoiando o Dr Furlan, mas fora da gestão”, assegurou.

Artistas em protesto ontem (23) em frente ao prédio da PMM. Fotos: Marco Antônio P. Costa

Artistas pediram a saída do presidente da Fumcult

E-mails

Alain Cristophe admitiu que nem todos os artistas que se inscreveram no edital tiveram os nomes avaliados. Para ele, houve falha técnica no envio dos e-mails entre a Fumcult e os pareceristas que decidiriam quais artistas teriam direito ao fomento.

“Quando a gente mandou os e-mails para os pareceristas, no recebimento ficou pesado e uma subpasta não foi (enviada) pra avaliação deles. Não há como ter acesso aos pareceristas porque eles são de fora. Os que foram avaliados, foram avaliados com lisura”, garantiu.

Sem citar nomes, Alain ainda se queixou de uma suposta oposição interna a ele.

“Ser humano é muito complicado. Uma menina que trabalhou na campanha estava trabalhando para ser diretora-presidente, mas quem foi escolhido pelo prefeito fui eu (em fevereiro). Ela continuou trabalhando para ser presidente (da Fumcult) dentro de outras secretarias”, acusou.

A exoneração de Alain Cristophe ainda não foi publicada. Numa nota curta, a prefeitura confirmou a saída.

“A Prefeitura de Macapá informa que o diretor-presidente da Fumcult, Alain Cristophe, pediu a saída do cargo nesta sexta-feira (24) por motivos pessoais. A gestão agradece o trabalho realizado pelo artista durante o período à frente da pasta. O nome do novo gestor da Fumcult será anunciado posteriormente”. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!