Por RODRIGO ÍNDIO
O Amapá está recebendo a caravana da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que está percorrendo nove estados da Amazônia Legal para colher sugestões e demandas do setor produtivo. O governador Waldez Góes (PDT) recebeu a comitiva e disse que um dos principais interesses do Amapá é aumentar o beneficiamento nos açaizais nativos.
Serão dois dias de encontro no Amapá. Os incentivos fiscais, que podem facilitar a expansão de negócios, estão no foco das discussões. Segundo Louise Campos Low, superintendente da Sudam, os gestores vão propor iniciativas conjuntas com setores da indústria, das universidades e comércio, entre outros segmentos
“A ideia é isso, vir aqui, olhar olho no olho, ouvir dos gestores, ouvir das federações, da turma acadêmica quais são os seus principais desafios e a gente conseguir juntos modular nossas ações pra melhorar a qualidade de vida da população”, comentou.
A Sudam está coletando informações para subsidiar diretrizes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e fontes de recursos para desenvolvimento econômico.
“Nós temos um portfólio de projetos que dizem respeito não só ao Amapá, uma vez que o consórcio de governadores da Amazônia já vem alinhando aquilo que é consenso, que é comum aos 9 estados da Amazônia em termo de cadeias produtivas. Isso facilita muito sobre tudo para as agências de desenvolvimento regional, não só a Sudam, mas também o Banco da Amazônia, a Suframa. É importante que a gente tenha cadeias produtivas que digam respeito a toda região amazônica, assim a gente pode chegar realmente a ter maior representatividade tanto no comercio nacional, quanto internacional”, disse.
O setor do açaí será um dos tópicos no projeto do Amapá, que hoje ainda não utiliza nem 6% de seu potencial de açaí nativo. Outros produtos da floresta e compensação ambiental também estarão em pauta.