Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
O dono de padaria Lázaro Lima, de 32 anos, que tem o costume de alimentar cães de rua que perambulam em frente ao seu estabelecimento, resgatou, após abandono em frente à sua padaria no Bairro Congós, nove cães filhotes que estavam dentro de uma caixa.
Apesar de ter considerado a atitude de quem os deixou lá equivocada, ele tenta ver uma boa intenção na ação, pois a pessoa estava certa de que Lázaro não deixaria os animais ao relento. E não deixou.
A superpopulação de cães e gatos na cidade ocasiona situações como essa, que acabam empurrando para pessoas comuns e protetores de animais a responsabilidade por criadores desatentos e por políticas públicas insuficientes para dar conta de um problema que é de saúde pública e também de compaixão.
Mas, sem reclamar, e atendendo ao chamado que acredita ter sido feito, o homem desocupou a pequena piscina de plástico das filhas para dar guarida provisória aos nove cãezinhos.
Além disso, entrou em contato com autoridades – que não lhe responderam – e, em seguida, com o ex-vereador Victor Hugo, conhecido por realizar ações em prol da causa animal.

Dono da padaria desocupou a pequena piscina de plástico das filhas para dar guarida provisória aos nove cãezinhos. Fotos: Divulgação
“Eles me veem dando comida para os cachorros, tem uma cachorrinha que fica direto aqui na porta da padaria e eu dou salgado a ela. De manhã cedo, ela está, e agora, ela está aqui de novo. Acho que o pessoal viu, e por isso colocaram os filhotes aí”, declarou Lázaro.
Segundo Victor Hugo, Lázaro faz jus ao nome do santo padroeiro dos animais e ele não negou apoio como pode.
Com 32 animais em casa, Lázaro ficou com um dos cães e Victor Hugo recebeu os outros oito em sua casa, para ele cuidar dos animais, junto com sua mãe e irmã, enquanto conseguem pessoas dispostas a adotá-los.
São oito cães que já comem ração, passaram por veterinário e agora esperam um novo lar. Quem quiser ajudar na adoção pode entrar em contato com Victor Hugo pelo telefone (96) 98102-8081.