Aeródromo de ex-deputado estadual preso guardava carros de luxo, diz PF

Local apontado pela PF como base de apoio para esquema milionário de tráfico de drogas fica na Região da Pedreira, na zona rural de Macapá, e pertence ao empresário Isaac Alcolumbre
Compartilhamentos

Durante o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão da Operação Vikare, na manhã desta quarta-feira (20), agentes da Polícia Federal prenderam o ex-deputado estadual Isaac Menahem Alcolumbre Neto, de 53 anos. O senador Davi Alcolumbre (DEM), que é primo do empresário e ex-parlamentar, não é investigado. 

O ex-parlamentar, é dono de uma pista de pouso particular usada por várias empresas. Ele, que também é pecuarista, foi deputado estadual por dois mandatos, entre 2007 e 2015.

Durante a operação, os policiais encontraram no aeródromo dele vários carros de luxo. A PF divulgou que o local era usado por um esquema milionário de tráfico internacional de drogas.

Os veículos, de fabricantes como Audi, Mercedes Benz, Aston Martin, Changan, Chrysler, entre outros, estavam em um galpão no aeródromo que fica na Região da Pedreira, zona rural de Macapá. Os automóveis de luxo aparentando serem novos, estavam ao lado de aeronaves que a PF desconfia serem usadas para transportar drogas. Todos os veículos foram apreendidos e levados para o pátio da superintendência da PF, em Macapá.

A Operação Vikare envolve 300 agentes federais, que cumprem 73 ordens judiciais, 24 de prisão e 49 de busca e apreensão, em nove estados brasileiros, incluindo o Amapá, de onde a investigação foi coordenada. Nenhum nome de investigado foi divulgado pelas autoridades.

Dinheiro apreendido durante a operação

Segundo a PF, o Amapá servia, geograficamente, como base operacional da quadrilha para a importação e transporte de drogas. Seria no aeródromo na Região da Pedreira que aeronaves vindas de outros países, Colômbia e Venezuela, pousavam para reabastecer e serem preparadas para distribuir drogas e transportar dinheiro para diferentes pontos do país.

Além do aeródromo, foram cumpridos quatro mandados de busca e dois mandados de prisão preventiva, em empresas e duas residências localizadas em Macapá, segundo a PF.

A ação de hoje teve origem em maio de 2020, quando a PF no Amapá descobriu movimentações suspeitas de aeronaves e destroços de um avião de pequeno porte, que ficou atolado em uma região no município de Calçoene, a 370 km de Macapá.

A aeronave havia sido destruída por um incêndio proposital, causado para tentar esconder os crimes praticados. Mas os policiais ainda perceberam que o avião estava adaptado para transportar drogas.

Carros de luxo de várias marcas estavam guardados no galpão

Objetos apreendidos em residências de investigados. Fotos: PF/Divulgação

Isaac Alcolumbre é pecuarista e dono do aeródromo. Foto: Reprodução/Alap

Os investigadores levantaram informações de que uma outra aeronave pousou no mesmo local e resgatou os tripulantes e a carga.

O aeródromo também foi utilizado, de acordo com a PF, como ponto de apoio para realização dos preparativos da aeronave de modo a deixá-la em condições para voar com autonomia para longas distâncias, como retirada de bancos, fornecimento de combustível em carotes, o que é proibido, e, assim, trazer a maior quantidade de drogas possível.

Isaac Alcolumbre é um dos 10 tios do senador Davi Alcolumbre (DEM), que possui uma família de comerciante com mais de 40 primos.

“O senador Davi Alcolumbre soube pela imprensa da operação realizada pela Polícia Federal, na qual um parente seu é um dos investigados. O senador espera que a Polícia Federal cumpra de forma institucional com o seu dever”, divulgou a assessoria no início da tarde.

Às 14h, o delegado que comandou o cumprimento de mandados no Amapá vai falar sobre a operação durante uma entrevista coletiva.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!