Por RODRIGO ÍNDIO
Uma jaguatirica foi flagrada transitando pelas ruas do Bairro Provedor I, no município de Santana, a 17 km de Macapá, na manhã desta quarta-feira (27). O registro causou bastante correria de populares assustados e curiosos. Contudo, o felino morreu em função de ferimentos causados durante a tentativa de moradores em capturá-lo.
Segundo o Batalhão Ambiental, a suspeita é de que o animal estava sendo criado em cativeiro de forma irregular e pode ter fugido.
Um popular foi ferido pela jaguatirica, mas sem gravidade. Os militares foram acionados e fizeram a contenção e transferência do animal, que estava ofegante, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, na zona norte de Macapá.
A jaguatirica deu entrada bastante debilitada e ferida em uma das patas e no pescoço. Por isso, ela não resistiu e morreu no início da tarde. Tratava-se de um animal macho adulto, segundo informou o BA.
A Polícia Militar do Amapá reforça que qualquer pessoa que mantenha animal silvestre em casa, sem a devida legalização, está cometendo um crime ambiental.
No entanto, se for realizada a entrega de forma voluntária, o infrator fica isento da ação penal e administrativa.
“O criador dela não foi identificado, mas caso seja será punido pela lei ambiental”, garantiu o tenente Emerson Kleiton.