Por RODRIGO ÍNDIO
Na manhã de segunda-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 15,6 mil garrafas de cachaça na BR-210, na zona norte de Macapá. O motorista da mercadoria não apresentou a documentação fiscal do produto e do transporte.
Segundo a PRF, o veículo foi abordado no KM-0, área urbana da rodovia federal. O condutor, que não teve o nome e nem a idade divulgados, chegou a informar durante o procedimento que estaria transportando metal.
Quando ele percebeu que a carga seria verificada, o transportador assumiu que estava com grande quantidade de cachaça sem nota fiscal, o que configura crime contra a ordem tributária e sonegação de impostos, que causam prejuízos aos cofres públicos, além de provocar concorrência desleal no comércio.
Foram encontradas na carreta 1.300 caixas de cachaça contendo 12 garrafas em cada, o que totaliza 15.600 unidades de bebidas apreendidas. O valor estimado em mercadoria é de R$ 127 mil, aproximadamente.
Conforme a PRF, o condutor da carreta foi preso em flagrante e deve responder por crime tributário. Ele, o veículo e a carga foram encaminhados para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).