CEA culpa calor por sobrecarga e desligamentos

O Centro de Macapá é uma das regiões da capital do Amapá que mais sofrem com as quedas de energia.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Diversos bairros de Macapá e Santana sofrem, há pelo menos quatro dias, com sequenciais interrupções de energia elétrica.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) declarou ao Portal SelesNafes.com, nesta terça-feira (19), que o problema está relacionado ao calor do mês de outubro e sua consequente sobrecarga no sistema – devido ao maior uso de condicionadores de ar.

A Companhia negou racionamento. Relatou que os alimentadores e transformadores que fazem o atendimento da capital do Amapá e de Santana estão com dificuldades de suprir as necessidades por energia elétrica.

“As razões para esses eventos têm relação com a limitação do sistema para suprir uma grande demanda de consumidores, como também, o próprio aumento do consumo de energia neste período de altas temperaturas, em que são utilizados com mais frequência centrais de ar e ar condicionados. Estas ocorrências se intensificaram no mês de outubro que tem registrado elevadas temperaturas”, diz trecho da nota da CEA enviada ao Portal SN.

Segundo Guto Curvelo, gerente de loja no Centro de Macapá…

… falta de energia prejudica registros de vendas

Vai e volta

No Centro de Macapá, uma das regiões que está sofrendo com o problema, um comerciante relatou que a energia vai e volta diversas vezes e que o jeito tem sido recorrer à métodos antigos.

“Pode queimar aparelhos, nosso ventilador, nosso computador. O registro é manual, voltamos para a época das cavernas, no papelzinho, não tem outra. Só hoje [nesta terça] é a terceira vez que vai e volta. Na minha opinião não é questão de utilização de ar condicionados. Aqui, todo mundo sempre usa de manhã, de tarde e de noite, o Amapá ele é, simplesmente, mal administrado”, declarou Guto Curvelo, de 47 anos, gerente de uma loja no centro comercial de Macapá.

Sistemas de vigilância eletrônica também ficam prejudicados. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Ligações clandestinas

A CEA também declarou que as ligações ilegais, os chamados “gatos”, contribuem para a instabilidade no fornecimento da energia e, sobre investimentos futuros, relatou.

“Há a expectativa de melhoria a partir dos investimentos iniciais por parte da empresa Equatorial Energia, vencedora do leilão de concessão do setor elétrico do Amapá que ocorreu em junho deste ano. A empresa que será controladora do serviço tem prazo para assumir até dezembro. Entre as obrigações está o aporte de capital imediato de R$ 400 milhões e R$ 500 milhões em um prazo de cinco anos”, finalizou a nota.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!