Cirurgias oncológicas do SUS poderão ser feitas no Hospital São Camilo

Acordo com o Governo do Amapá permite que pacientes oncológicos de 7 especialidades sejam operados na unidade particular.
Compartilhamentos

Uma cooperação técnica firmada entre o Governo do Amapá e o Hospital São Camilo e São Luís vai permitir que pacientes com câncer em tratamento pela rede estadual sejam operados na unidade particular de saúde, que fica sediada na região central de Macapá.

A cooperação vale cirurgias de 7 especialidades oncológicas: cabeça e pescoço, esôfago e órgãos intra-abdominais, sistema linfático, ginecologia, colo e proctologia, mastologia e urologia. As demais continuarão a ser feitas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), do SUS.

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hcal será responsável por encaminhar a solicitação de agendamento para a Central de Regulação, que irá agendar a internação e cirurgia do paciente.

Para custear o convênio, que terá duração de 1 ano, foram investidos R$ 4,5 milhões do Tesouro Estadual, e mais R$ 2 milhões de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto.

Esta é a primeira vez que o Executivo firma uma parceria na área de cirurgias oncológicas de média e alta complexidade. O acordo foi assinado na segunda-feira (25), pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT).

Acordo foi assinado na segunda-feira (25), pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). Foto: Ascom/GEA

“Em razão da pandemia, temos um acúmulo de cirurgias de várias especialidades aguardando para serem realizadas, mas com essa parceria a expectativa é em que 90 dias possamos normalizar o fluxo de pacientes oncológicos. Queremos tranquilizar as famílias e os pacientes de que eles terão aqui no próprio estado toda a assistência necessária. Este é um projeto de várias mãos, por isso agradeço muito o empenho de todos”, disse Góes.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, explicou que a expectativa é que inicialmente, entre 40 e 50 pacientes passem por procedimentos mensalmente.

“Estamos diminuindo o tempo de espera pela cirurgia, alguns que inclusive aguardavam atendimento através Programa de Tratamento Fora de Domicílio não precisarão mais sair do estado”, afirmou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!