Por LEONARDO MELO
Moradores de Oiapoque, município a 590 km de Macapá, ficaram chocados, na tarde deste sábado (9), com a morte de uma idosa na principal praça da cidade.
O acidente ocorreu por volta das 15h, na Praça Ecildo Crescêncio, no Centro de Oiapoque. A vítima, Maria de Lourdes Sérgio dos Santos, de 69 anos, estava visitando a filha que serve no destacamento do Corpo de Bombeiros da cidade.
De acordo com testemunhas, elas estavam caminhando pelo local durante quando a mãe foi atingida por uma grande e pesada placa de publicidade, instalada pela prefeitura de Oiapoque, e que foi arremessada pelo vento.
Maria de Lourdes teve um ferimento grave na cabeça ao ser atingida por uma barra de ferro da placa.
“Ainda tentamos tirar a placa de acima dela, eu e as filhas dela. Foi instantâneo. O vento foi muito forte. O ferro acertou a cabeça dela, perdeu massa encefálica no local. Não consigo tirar a imagem da minha cabeça”, disse uma comerciante que presenciou o acidente.

Comerciante ajudou as filhas a retirar a mãe debaixo da placa. Fotos: Leonardo Melo/SN

Placa estava apenas em pé no local
A filha bombeiro prestou os primeiros socorros ainda no local até a mãe ser levada para o Hospital de Emergência de Oiapoque, onde acabou não resistindo.
Moradores criticaram a forma como a placa foi colocada no local, aparentemente sem nada que a prendesse ao chão.