O Governo do Amapá anunciou, nesta segunda-feira, 18, um suprimento de 100 mil litros de água potável para as famílias ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, distrito a 180 km de Macapá, atingidas pela salinização da água do Amazonas na região – fenômeno provocado pelo avanço do Oceano Atlântico.
Ainda nesta segunda-feira, uma balsa abastecida com os primeiros 500 mil litros deverá partir da área portuária do município de Santana rumo ao arquipélago, onde cerca de 8 mil famílias foram atingidas.
Na semana passada, a Prefeitura de Macapá decretou estado de emergência no distrito.
ETA
Além do carregamento imediato de água, o Estado também enviará para a localidade uma Estação de Tratamento de Água para abastecer, de forma definitiva, as famílias atingidas pela salinização.

Balsa deve chegar na terça ao Bailique. Fotos: Ascom/GEA
A estrutura é capaz de produzir 10 mil litros do líquido potável por hora e será instalada em uma balsa que também receberá uma bomba de captação.
A logística da operação consiste em extrair água do Rio Amazonas em pontos próximos ao Bailique que ainda não foram atingidos pela salinização. Uma equipe da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) trabalha para que a instalação esteja completa na quinta-feira, 21, e a balsa parta para o arquipélago.