“Jogo futlama desde moleque”, diz morador após modalidade virar patrimônio

Torneio que marcou a sanção da lei ocorreu na orla de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A tradicional prática esportiva macapaense na Beira do Rio Amazonas, o futlama, agora é patrimônio cultural e imaterial de Macapá.

Nesta terça-feira (12), centenas de jogadores e jogadoras ocuparam a praia ao lado do Trapiche Eliezer Levy para disputar um torneio em comemoração à sanção da lei municipal.

Alzimar dos Santos, mais conhecido como Pompeu, é morador do Bairro Cidade Nova, na zona leste, local que concentra boa parte dos times de futlama da capital. Aos 34 anos, o trabalhador de embarcações diz que o esporte está faz tempo em sua vida.

“Nosso time joga junto há 14 anos, já fomos campeões de vários torneios, Jogo futlama desde moleque. Aqui, ao lado do trapiche, é melhor de jogar do que lá no lado no Jandiá, lá é mais liso e aqui tem mais areia. Goleiro sofre, porque vem muita lama na cara, mas você viu que eu acabei de agarrar uma. Às vezes, o time até perdoa a gente levar um gol porque sabe que é difícil”, contou Pompeu, o arqueiro do time Sirí, que ontem derrotou o Piraracu por folgados três a zero.

O torneio foi…

… uma forma de entregar e comemorar a lei 2454/2021…

… que transforma o futlama patrimônio imaterial de Macapá. Fotos: Marco Antônio P. Costa

Pompeu: “Jogo futlama desde moleque”

O torneio foi uma forma de entregar e comemorar a lei 2454/2021, de autoria do vereador Alexandre Azevedo (PP).

“No campo do esporte, nós detectamos o futlama que é um esporte que é praticado só aqui em Macapá, nas margens do Rio Amazonas, quando a maré seca. É algo só nosso e que é praticado há muitos anos. Quando nós pensamos no projeto, nós pensamos em um instrumento de inclusão social e também com a transformação dele em patrimônio cultural e imaterial do município de Macapá, dar oportunidade para a PMM não deixar que isso morra, que isso se perca”, declarou Alexandre Azevedo.

Vereador Alexandre Azevedo (PP), autor da lei

Futlama : tradicional prática esportiva macapaense na beira do Rio Amazonas

Prefeito sancionou a lei e também participou do torneio

Presente no torneio, o prefeito de Macapá Antônio Furlan (Cidadania), jogou uma partida – segundo o mesmo na posição de centroavante – e estava contente, não só com a vitória, como com o torneio a sanção da lei.

“Você hoje valoriza um esporte que nasceu aqui, nasceu nas margens do Rio Amazonas. Várias crianças aprendem a jogar futebol na seca do rio. Então hoje, patrimônio cultural e imaterial, quando se falar em futlama nós vamos ter que correlacionar com Macapá, a partir de então você pode fomentar torneios, trazer turistas. Já pensou, dentro de um pacote de turismo uma partida de futlama?”, declarou Furlan.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!