Mais de 60% da população de Macapá não come alimento saudável

Orientações foram oferecidas nesta quinta-feira (21) para clientes e feirantes da Feira Maluca, na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Escolha de frutas, verduras e legumes, melhor aproveitamento de alimentos, receitas funcionais e higienização correta são alguns dos fatores que podem contribuir para a melhora da alimentação, garantindo hábitos mais saudáveis.

Estas e outras orientações foram oferecidas nesta quinta-feira (21) para clientes e feirantes da Feira Maluca, na zona sul de Macapá.

A ação é uma alusão ao Dia de Prevenção da Obesidade e Dia Mundial da Alimentação, celebrados em 11 e 16 de outubro, respectivamente. O intuito é informar e estimular a população sobre nutrição e saúde, através do consumo de alimentos naturais e saudáveis.

Segundo a nutricionista Olga Jesus, dados da Vigilância Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, em Macapá, mais de 60% da população não tem o consumo regular de alimento saudável. O ideal seria ter, pelo menos 5 vezes na semana, esse consumo, quando só se tem de 2 vezes ou nenhuma.

Especialista conversa com feirante Edna dos Santos. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Ação será expandido brevemente a outras feiras

Olga Jesus (C) em equipe de saúde orientaram feirantes e consumidores

“Isso é preocupante, uma vez que, esses alimentos aportam o maior consumo de vitaminas, minerais e fibras fundamentais para ter uma alimentação saudável e prevenir doenças crônicas, obesidade, hipertensão e diabetes. A alimentação saudável é fundamental para fortalecer as defesas imunológicas”, explicou a nutricionista.

A especialista detalhou que a população deve optar pelo consumo de mais frutas, legumes e verduras na hora da compra. A orientação alimentar é individual, com é recomendável procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Além de mesa expositiva sobre alimentos saudáveis…

… a ação mostrou produtos que não devem ser consumidos frequentemente

Na pandemia, estudos apontam que muitas pessoas passaram a consumir alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas, macarrão instantâneo eu enlatados. O consumo regular deles desses produtos, por eles terem na composição alto teor de açúcar, sal e aditivos, estão associados a doenças crônicas.

Ação

A feirante Edna dos Santos, 60 anos, que comercializa ervas e produtos naturais, relata que sua boa alimentação é a base de sua vitalidade e disposição. Ela conta o que aprimorou na ação e com os anos de experiência.

Edna dos Santos: “A orientação também é não consumir os enlatados. Aqui o povo encontra esse produto saudável, basta vir”

“Que as frutas, verduras e legumes são ricas em proteínas, minerais, zinco, ferro e muito mais. Eles tem um poder curativo e fortalece a saúde da gente. Até a casca pode ser aproveitada. Tudo é preciso tá bem fresquinho. A orientação também é não consumir os enlatados. Aqui o povo encontra esse produto saudável, basta vir”, comentou a simpática senhora.

Sheila Ribeiro, de 44 anos, trabalha de domingo a domingo na feira com a venda em brechó e confessa que não tem uma alimentação muito regular, mas que vai se atentar com as dicas. A feirante, aproveitou a ação de orientação para cuidar da saúde.

Sheila Ribeiro: “Sei que é importante uma alimentação saudável e vou em busca dela com o consumo de frutas, verduras e bastante água”

“Quando eu tenho tempo às vezes eu trago frutas de casa, mas tem vez que não, aí eu como por aqui mesmo. Sei que é importante uma alimentação saudável e vou em busca dela com o consumo de frutas, verduras e bastante água”, garantiu.

A ação promovida pela Prefeitura de Macapá, com apoio de parceiros, será levada para outros pontos da capital.

Além de mesa expositiva sobre alimentos saudáveis, a ação contou com a distribuição de material educativo, avaliação nutricional, orientação para atividade física, massagem terapêutica, aferição de pressão arterial e glicemia capilar serão ofertados para os feirantes e clientes da feira.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!