Por OLHO DE BOTO
Um confronto armado terminou na morte de um foragido que respondia pelo crime de roubo, e que era procurado pela Justiça do Amapá desde o ano de 2019.
A troca de tiros entre Railander dos Passos Silva, de 28 anos, e os militares do Batalhão de força aconteceu no fim da tarde deste domingo (17), nas proximidades da Vila do Chaves, no Bairro Jardim Felicidade 1, na zona norte de Macapá.
A PM informou que a intervenção começou após a corporação ter sido acionada para prestar apoio a uma equipe do 2º Batalhão. A informação repassada pelo Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciodes) era de que criminosos armados teriam tentado matar um sargento que estava de folga.
A motivação e a dinâmica do atentado contra o militar não foram detalhadas. No entanto, de acordo com a polícia, na chegada ao local, vários suspeitos correram e escaparam por uma área alagada.
Já Railander se abrigou numa residência, e, de lá, atirou contra os policiais. Houve revide e ele morreu antes da chegada do socorro médico.
Ainda segundo a PM, além de ameaçar e intimidar moradores, Railander foi apontado como comandante de crimes na região, agindo sempre com bastante violência contra suas vítimas. A arma que ele usava, um revólver calibre 38, com 4 munições deflagradas, foi apresentada ao delegado plantonista do Ciosp do Pacoval.