Por SELES NAFES
“Pessoas mundo afora pagariam uma fortuna para fazer essas trilhas e ter a visão de cima da Cachoeira de Santo Antônio”, comentou nesta quarta-feira (17), ao Portal SelesNafes.Com, o ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís (sem partido).
Pré-candidato assumido ao governo do Estado, Clécio completou dois meses e 15 dias residindo em Laranjal, e ontem iniciou uma temporada em Vitória do Jari, cidade vizinha e integrante do chamado ‘Vale do Jari’, que também compreende o município paraense de Almeirim.
Desde o início de setembro, Clécio vem fazendo uma imersão no cotidiano e economia da região. Para ele, além do turismo, a agroindústria e seus vários segmentos são a saída econômica para o Sul do Amapá, desde que o Estado incentive essas atividades.
“A castanha continua sendo o carro-chefe, mas há outras possibilidades de extrativismo, recursos florestais não-madeiráveis e madeiráveis (se quisermos tratar com responsabilidade). Mas, assim como em todo o local, temos que ter o incentivo do Estado ao beneficiamento”, avaliou.
Mais de 20 anos após a monografia no curso de Geografia, Clécio retornou à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Iratapuru, em Laranjal do Jari, e encontrou os filhos dos fundadores da cooperativa de extrativistas tocando a exploração e beneficiamento da castanha.

Clécio está há quase 3 meses no Jari

…ideia é fazer imersão na região

Vitória do Jari, vizinha a Laranjal. Foto: Seles Nafes
“Estão com uma fábrica em plena produção tirando óleo da castanha para vender à Natura, e estão construindo uma nova planta (fábrica) para outros produtos”, informou.
Clécio diz que a experiência no Jari tem gerado momentos enriquecedores e apaixonantes.
“É tudo um grande combustível para continuar nessa caminhada”.
Clécio deve passar as próximas semanas em Vitória, onde vai residir em uma casa, mas deverá retornar a Laranjal para encerrar agendas políticas.