Candidato preso no Enem foi vítima de engano, diz PF

Jovem foi conduzido depois de fazer a prova, mas acabou sendo liberado após depoimento
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A Polícia Federal divulgou, na tarde desta segunda-feira (22), que a prisão de um candidato de 18 anos durante o domingo de provas do Enem, no município de Santana, a 17 km de Macapá, ocorreu de forma equivocada.

A PF trabalha com três hipóteses: um homônimo, uso de documentos do candidato por um criminoso ou se houve falhas durante a emissão do mandado de prisão na 4ª Vara Criminal de Macapá.

No domingo, a PF divulgou que prendeu o candidato após detectar, durante análise das inscrições, que ele tinha um mandado em aberto por furto qualificado. A prisão ocorreu no Colégio Irmã Maria José, no Distrito Industrial de Santana, onde o candidato compareceu para participar da prova.

A PF chegou a divulgar que tinha prendido o jovem e o encaminhado para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde ficaria à disposição da justiça.

No entanto, hoje (22), a informação foi atualizada pela instituição. Na verdade, a prisão teria ocorrido depois da prova, e, quando a situação foi esclarecida na PF, o jovem acabou sendo liberado para retornar a sua casa.

“Após colher o depoimento deste e novas averiguações detalhadas sobre ele, descobriu-se não se tratar da pessoa procurada pela justiça”, informou a PF.

Apuração

A PF afirma que o candidato conduzido tem o mesmo nome, filiação e endereço que constava no mandado de prisão.

“Trabalhamos com a hipótese de que o réu verdadeiro (foragido), tenha sido processado utilizando os documentos do indivíduo, mas não podemos afirmar nada ainda”, ponderou uma fonte da PF ao Portal SN.

Além das três hipóteses informadas no início deste texto, a Corregedoria da Polícia Federal vai apurar se os policiais que participaram da prisão agiram corretamente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!